Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RELAÇÕES PÚBLICAS
14 de julho de 2015

Guatemala é o destino de diplomada da Famecos

Ana Luiza Santanna foi selecionada para intercâmbio profissional no país
Por Júlia Aguiar
Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

A Guatemala é o país mais populoso da América Central e seu idioma oficial é o espanhol. Este é destino da diplomada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ana Luiza Tannhauser Santanna, de 22 anos. Ela viaja no próximo sábado (18) para um intercâmbio profissional de oito semanas promovido pela AIESEC, uma organização sem fins lucrativos que está presente em 120 países.

A AIESEC serve para que jovens com interesse em serem gestores tenham a oportunidade de vivenciar experiências em outros países.  Ana Luiza foi selecionada no programa Talentos Globais. A relações-públicas volta em setembro.

Os pré-requisitos para ser selecionado neste programa incluíam ter entre 18 e 30 anos, espanhol ou inglês avançado e ser graduando, pós-graduando ou formado em até dois anos. Quando percebeu que se encaixava no perfil, Ana Luiza preencheu um formulário em que o candidato deve indicar a vaga de seu interesse. Em princípio, selecionou três países: Colômbia, Guatemala e Romênia. A intercambista conta que não se guiou pelo país, mas pela atividade que desenvolveria. “Gostei dessas três vagas pois todas envolviam atividades que tenho interesse em desenvolver minhas habilidades.” O próximo passo foi comparecer a uma reunião marcada por um representante da AIESEC, na sede da organização em Porto Alegre.

Em seguida, cadastrou seu currículo em um banco de dados no portal da AIESEC. Dessa forma, empresas de todo mundo interessadas em intercambistas poderiam encontrá-la. E, novamente, selecionou os mesmos três países. “Recebi uma mensagem do recrutador da Guatemala falando que eu me enquadrava perfeitamente na vaga”. Para seguir no processo seletivo, ela deveria produzir um vídeo de três minutos, falando, em espanhol, as razões pelas quais deveria obter a vaga.

A empresa gostou do vídeo de Ana Luiza e marcou uma entrevista por Skype. Um dia depois, ela recebeu a notícia de que havia sido selecionada. “Fiquei bem nervosa porque nunca tinha feito uma entrevista de emprego em outra língua, mas deu tudo certo”, revela a intercambista. A empresa em que ela irá trabalhar faz contratações de funcionários para restaurantes, eventos e hotéis. Entre suas responsabilidades estão a gestão das redes sociais da marca e a realização de eventos para tornar a empresa conhecida. ”Espero crescer profissionalmente, pois nunca coordenei nenhum setor e vai ser a primeira vez que tomarei frente única de um projeto, e isso é muito desafiador”, afirma, lembrando que irá desenvolver ações de relações públicas, marketing e comunicação.

Sobre a Guatemala, Ana Luiza conta que pesquisou mais profundamente sobre o país e ficou encantada. “A Guatemala é rodeada de vulcões, as pessoas são muito receptivas, além do litoral que é fantástico e muito diversificado, pois a Guatemala atinge o mar do Caribe e o Oceano Pacífico”.  Ana Luiza espera crescer não apenas no plano profissional, mas também pensa no desenvolvimento pessoal. “Espero aprender e crescer muito. Eu nunca fiz intercâmbio, nunca viajei sozinha para um país diferente e nunca morei fora de casa”.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org