A Guatemala é o país mais populoso da América Central e seu idioma oficial é o espanhol. Este é destino da diplomada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ana Luiza Tannhauser Santanna, de 22 anos. Ela viaja no próximo sábado (18) para um intercâmbio profissional de oito semanas promovido pela AIESEC, uma organização sem fins lucrativos que está presente em 120 países.
A AIESEC serve para que jovens com interesse em serem gestores tenham a oportunidade de vivenciar experiências em outros países. Ana Luiza foi selecionada no programa Talentos Globais. A relações-públicas volta em setembro.
Os pré-requisitos para ser selecionado neste programa incluíam ter entre 18 e 30 anos, espanhol ou inglês avançado e ser graduando, pós-graduando ou formado em até dois anos. Quando percebeu que se encaixava no perfil, Ana Luiza preencheu um formulário em que o candidato deve indicar a vaga de seu interesse. Em princípio, selecionou três países: Colômbia, Guatemala e Romênia. A intercambista conta que não se guiou pelo país, mas pela atividade que desenvolveria. “Gostei dessas três vagas pois todas envolviam atividades que tenho interesse em desenvolver minhas habilidades.” O próximo passo foi comparecer a uma reunião marcada por um representante da AIESEC, na sede da organização em Porto Alegre.
Em seguida, cadastrou seu currículo em um banco de dados no portal da AIESEC. Dessa forma, empresas de todo mundo interessadas em intercambistas poderiam encontrá-la. E, novamente, selecionou os mesmos três países. “Recebi uma mensagem do recrutador da Guatemala falando que eu me enquadrava perfeitamente na vaga”. Para seguir no processo seletivo, ela deveria produzir um vídeo de três minutos, falando, em espanhol, as razões pelas quais deveria obter a vaga.
A empresa gostou do vídeo de Ana Luiza e marcou uma entrevista por Skype. Um dia depois, ela recebeu a notícia de que havia sido selecionada. “Fiquei bem nervosa porque nunca tinha feito uma entrevista de emprego em outra língua, mas deu tudo certo”, revela a intercambista. A empresa em que ela irá trabalhar faz contratações de funcionários para restaurantes, eventos e hotéis. Entre suas responsabilidades estão a gestão das redes sociais da marca e a realização de eventos para tornar a empresa conhecida. “Espero crescer profissionalmente, pois nunca coordenei nenhum setor e vai ser a primeira vez que tomarei frente única de um projeto, e isso é muito desafiador”, afirma, lembrando que irá desenvolver ações de relações públicas, marketing e comunicação.