“Ideias made in Brazil” foi o tema do painel de Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da LODUCCA, e Ícaro Dória, diretor de criação da Wieden + Kennedy, no segundo dia do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A palestra contou, ainda, com um debate que teve a presença de Marcello Corrêa Petrelli, vice-presidente executivo Grupo RIC SC, e Regis Montagna, Diretor de Arte da ESCALA Comunicação, mediados por Gerson Lattuada, redator da Paim Comunicação.
Guga explicou o porquê da escolha do tema a ser debatido, dizendo que o país vive um momento muito forte, num boom econômico de mercado e, atualmente, exporta muitas ideias. “É preciso transformar o Brasil num pólo atrativo de criatividade”, relatou. O comunicador enfatizou a necessidade de uma maior abertura e exportação de ideias para o exterior. Falando sobre profissionalismo, disse que “não é preciso ser careta para ser profissional” e que não existem limites para as boas ideias. Ketzer finalizou dando destaque à era digital, defendendo que se tivermos sensibilidade para analisar a relação dos seres humanos com as redes sociais, “a gente chega longe”.
Em sua explanação, Ícaro Dória defendeu a diversidade de pessoas e influências, dizendo que “a diferença desperta a criatividade”. Assim como Guga, salientou a importância do intercâmbio de profissionais e disse que trazer publicitários de fora do país fará o talento brasileiro ficar ainda melhor. “O mundo está de olho no Brasil e o Brasil precisa se comunicar com o mundo”.
Durante o debate, realizado na parte final do painel, Marcello Corrêa Petrelli defendeu a mudança de cultura do país, de consumidor para fabricante de conteúdo. “É preciso divulgar o país para o mundo e para nós mesmos”, disse. Ícaro fechou a conversa dizendo que “hoje as oportunidades estão no Brasil. O país produz de tudo um muito”.