Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PÓS-GRADUAÇÃO
27 de março de 2013

Guy Lochard ministra aula inaugural na Famecos

Professor da Sorbonne - Paris 3 fala sobre suas teorias e pesquisa
Por Maria Polo
Dispostivos midiáticos e especialmente a televisão são tema de estudo de Lochard (Foto: Guilherme Testa)

Dispostivos midiáticos são objetos de estudo de Lochard (Foto: Guilherme Testa)

O professor da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 Guy Lochard esteve na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a convite do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM). Nesta terça-feira (26), ele ministrou a aula inaugural e palestrou sobre a semântica dos dispositivos em eventos esportivos, com foco prioritário nas transmissões televisivas.

Na semana passada, Lochard deu aulas na Pós-Graduação e visitou as instalações da PUCRS. “Vocês podem não perceber, mas tem uma bela estrutura na universidade”, observou o professor, que visitou o Rio Grande do Sul pela primeira vez. No auditório do prédio 7, ele foi recebido para aula inaugural pelos professores Carlos Gerbase e Claudia Moura. A tradução foi feita pelo aluno da Famecos Jean-baptiste Houriez.

Para o professor, uma das maiores diferenças entre a mídia brasileira e a francesa é que na França a dramatização da notícia é quase inadimíssivel. A emoção e a opinião, que muitas vezes transparece nas coberturas – especialmente nas esportivas –, não são tão comuns naquele país. Na palestra, Lochard falou sobre sua especialidade, a semântica dos dispositivos. Para ele, o dispositivo é definido pelos semas: impessoalidade, intencionalidade estratégica, energia e incerteza. “Há cinco anos venho fazendo um estudo sobre a midiatização do esporte. Tema que tomou lugar nas pesquisas científicas e acadêmicas nos últimos tempos”, disse.

Lochard acredita que, cada vez mais, o esporte utiliza o que chama de “mise en scène” midiático e se apropria de elementos do cinema, como a câmera lenta e o replay, para torná-lo mais interessante. ‘‘Os ‘atores esportivos’ descobriram o interesse que a mise en scène pode atrair. O esporte é, também, espetáculo.’’ O professor teoriza, utilizando termos do teatro, sobre a espetacularização do esporte para aumentar a audiência. Ele chama os atletas de atores e celebridades. As estrelas do esporte, no entanto, não estão apenas entre atletas, mas também nas arquibancadas. Por meio de sua pesquisa, Lochard percebeu que o público tem vontade de ser visto – e de se ver – nos telões dos estádios, uma necessidade que o professor francês chama de “autoscopia”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org