Na última segunda-feira (31 de agosto), o auditório da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) recebeu o jornalista Humberto Werneck no +SET, ciclo de palestras que antecedem o 22º SET Universitário. Sob o olhar atento de um auditório lotado com mais de 200 pessoas, entre alunos e professores, Werneck lançou seu novo livro “O Pai dos burros – dicionário de lugares-comuns e frases feitas” e falou sobre seus 40 anos de carreira.
O jornalista, reconhecido pela qualidade de sua prosa jornalística e por uma apuração minuciosa, teve passagens pelo Jornal da Tarde, Veja, IstoÉ, Playboy, entre outros veículos. Também dedicou sua vida para escrever livros como “O santo sujo – A vida de Jayme Ovale”, eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor biografia de 2008.
Em “O Pai dos Burros”, Werneck transcreve suas anotações de quatro décadas de frases feitas. Dessa pesquisa saiu sua nova obra, com mais de 4.500 expressões como “Jurar de pés juntos” e “Num futuro próximo”.
Obsessivo pela linguagem, acredita que “a comunicação deve ser feita com coerência e sedução, onde é necessário vender a ideia para se passar uma boa informação”. Werneck também anunciou que está começando escrever a biografia de Manuel Bandeira.