Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
24º SET UNIVERSITÁRIO
14 de setembro de 2011

Ícones do jornalismo compartilham experiências

Por Júlia Franz
(Foto: Fernanda Becker)

(Foto: Fernanda Becker)

Ocorreu, no teatro do prédio 40, às 20h mais uma palestra do 24º SET Universitário. O auditório lotou e serviu como palco para os jornalistas Geneton Moraes Neto e Luiz Cláudio da Cunha darem uma aula de experiências. A partir do tema: “O papel do repórter no jornalismo sem papel”, os palestrantes discutiram sobre a essência da profissão e deram dicas para os futuros profissionais.

Luiz Cláudio Cunha abriu a palestra questionando a postura partidarizada da imprensa brasileira. Segundo ele, os jornalistas não devem ter posição política: “não estamos à serviço do partido, e sim à favor da essência da informação”, garante. Além disso, ressaltou que o jornalista é reconhecido a partir de suas perguntas, como dizia Voltaire, filósofo francês, que acreditava que os homens devem ser julgados muito mais pelos seus questionamentos do que pelas suas respostas.

Geneton, que segundo Luiz Cláudio Cunha é um dos maiores perguntadores do jornalismo brasileiro, focou sua palestra justamente na importância da pergunta. O jornalista mostrou-se irritado com o tom amistoso com que os repórteres costumam entrevistar as pessoas, principalmente celebridades: “cutucar o entrevistado é muito melhor do que inflar o ego dele”, afirma. Além disso, mostrou aos espectadores vídeos de entrevistas suas, como com o escritor Ledo Ivo e com o general Newton Cruz.

O público, ansioso e contente pela oportunidade de conversar com dois ícones do jornalismo nacional, fez muitas perguntas. A maioria delas relacionadas à tecnologia, campo o qual Luiz Cláudio se mostrou bastante desfavorável. “A máquina, ao invés de nos dar tempo, nos tirou. O repórter está sendo esmagado pela tecnologia”, desabafa. Segundo ele, “o jornalista hoje é preguiçoso, sequer sai da cadeira. Faltam as conversas olho no olho, a emoção da rua. Falta a coragem de sujar as botas”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org