Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SOLIDARIEDADE
14 de março de 2011

Idealizador do Trote Solidário bate-papo com alunos do Espaço Experiência

Por Natália Otto
Alunos do Espaço Experiência conversam sobre o trote solidário com o aluno de medicina Júlio César Razera (Foto: Felipe Dalla Valle)

Alunos do Espaço Experiência conversam sobre o trote solidário com o aluno de medicina Júlio César Razera (Foto: Felipe Dalla Valle)

Formar pessoas, não apenas médicos. Esse é um dos objetivos do Trote Solidário, projeto iniciado pelos estudantes de graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS em 2008. Um de seus idealizadores, o estudante Júlio César Razera, de 27 anos, conversou com os alunos do Espaço Experiência sobre a iniciativa e suas estratégias de divulgação. O evento foi mais uma edição do Papo Exp, encontro mensal que reúne convidados e os integrantes da agência de comunicação para um bate-papo na Famecos.

“A ideia não era acabar com o trote sujo e sim continuar com a brincadeira, mas fundamentá-la”, explica Razera, que cursa o 9ª semestre de medicina da PUCRS e integra o Núcleo Acadêmico do Sindicado Médico do RS (SIMERS). “Esperamos, com essa atividade, promover o papel social do estudante de medicina”, comenta. Na primeira edição do Trote Solidário, em 2008, os calouros ficaram na porta de supermercados pedindo doações específicas para instituições pré-escolhidas. Em um final de semana, o projeto arrecadou 4,226 toneladas de doações.

Já em sua segunda edição, com uma maior divulgação e a participação de outras universidades do estado, as arrecadações chegaram ao volume de 30 toneladas. Hoje, diversas instituições do estado dependem das doações do Trote Solidário para se manter funcionando. “O momento de entregar o material é o mais emocionante”, comenta Razera. É costume que os alunos distribuam eles mesmos as doações, às vezes acompanhados por suas famílias. “No final, o reconhecimento é o mais importante”, reflete o aluno de medicina.

Este ano, o Trote Solidário se expande ainda mais. No dia primeiro de abril, uma sexta-feira, os bixos de medicina farão a doação de sangue e o cadastro no banco de doadores de medula óssea. Já no sábado, os estudantes estarão em parques de Porto Alegre, juntamente com profissionais da área da saúde, medindo gratuitamente a pressão, a glicose e fazendo demais exames de rotina gratuitamente. E no domingo, dia 3, acontece a ação nos supermercados da rede Nacional e Big, no qual os universitários arrecadarão as doações. Não deixe de participar!

Assista a entrevista com Júlio César Razera:

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org