Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
5 de julho de 2018

Impacto, choque e imersão: veja como foi o Projeto V, iniciativa do curso de Jornalismo da Famecos

O primeiro semestre de um projeto desafiador para alunos e professores da Famecos
Por Mariane Castilhos

Professores Andre Pasé, Fábian Chelkanoff, Juan Domingues, Filipe Gamba e Ana Cecília nas apresentações dos trabalhos produzidos no Projeto V (Foto: Felipe Ribeiro)

Os alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS apresentaram, nessa quarta-feira (4), as reportagens produzidas durante o primeiro semestre de 2018. O evento, que envolveu ao todo 190 alunos, começou com a gravação ao vivo do último programa da cadeira de Telejornalismo, com os estudantes Mauricio Paz e Gabriela Bittencourt como âncoras do Projeto V, apresentado ao vivo para convidados e alunos presentes no estúdio A de televisão da Escola.

O projeto passou por diversas etapas e desafios, entre eles uma grande Hackathon para inspirar projetos inovadores e estratégias de comunicação com o tema central, determinado como água. Ao todo, foram reunidas em torno do projeto único as disciplinas de Assessoria de Imprensa, Produção e Edição em Radiojornalismo, Telejornal, Produção em Jornal, Produção em Jornalismo Online e Empreendedorismo em Jornalismo.

A metodologia que envolveu o projeto, foi a de Project Based Learning (PLB) – Aprendizagem Baseada em Projetos. Nela, o elemento principal é a construção de conhecimento por meio de um trabalho de investigação que gira em torno de uma pergunta complexa, problema ou desafio. Sendo assim, partiu-se da premissa de que um aluno é muito mais ativo, quando atua na construção do conteúdo, com menos aulas expositivas e mais mentoria e orientação para uma construção coletiva.”Uma universidade se faz com troca, e vocês nos ajudaram a fazer isso acontecer. Queríamos que várias pessoas vissem o que aconteceu, e por isso tivemos de trabalhar juntos”, comentou Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de Jornalismo.

Grupo 10 com o projeto ‘A água dos outros’ expôs seu trabalho durante a noite (Foto: Felipe Ribeiro)

Durante a noite, os grupos reproduziram suas reportagens e no segundo momento compartilharam dados colhidos ao longo do projeto multidisciplinar. Com reportagens que contam histórias reais de moradores da Capital, cada grupo produziu um VT sobre seu projeto que contam sobre a rotina de pessoas em diferentes regiões da cidade, como Vila Farrapos, Sarandi, Lomba do Pinheiro e também Vila João Pessoa, no Presídio Central. Cada projeto contou com entrevistas de especialistas como advogados, professores, engenheiros e responsáveis por obras públicas.

Para Eduardo Polidori, membro do grupo 14, o projeto significou superação e ressalta que sair do comodismo também foi de grande importância. “O semestre começou maluco. Mas as coisas se acertaram a ponto de todos continuarem seus projetos e, agora, no final poder dizer que valeu a pena todo o esforço”, conta.

O intuito dos grupos foi contar narrativas reais de quem possui problemas diários com a água, trazendo questões históricas e retratando as dificuldades de uma realidade desconhecida pela grande maioria da população. Alguns trouxeram mais do que experiências sobre o tema principal, mas questões sobre violência em bairros dominados pelo tráfico, escolas que não mantém suas aulas em decorrência da falta de algo tão relevante como a água ou famílias que dependem de caminhões pipas para fazer comida, lavar roupas e manter a higiene.

Muitos dos alunos cresceram tanto pessoalmente como profissionalmente, e aprenderam a encarar novos desafios e se superar a cada instante. Não foi diferente com a âncora da noite, Gabriela comenta que tudo foi relevante para sua vida. “Pensar que conseguimos montar uma empresa, fazer um plano de comunicação, uma reportagem sobre ecologia, é um pacote e tanto de conhecimento diretamente relevante para mim”.

Humanizar, estudar, verificar a veracidade das informações, entrar de cabeça na pauta, se aproximar do entrevistado e ser acessível, isso é jornalismo. Trabalhar com pautas sensíveis, delicadas e ter empatia com o próximo, por vezes, não é algo simples. Produzir conteúdo para TV, rádio, impresso e online também não. Foram dias e noites pensando em um projeto, entrevistando, fazendo contatos, passando nervoso para que no final o resultado fosse o que vimos ontem: reportagens humanas, feitas por profissionais que querem de uma maneira ou de outra mudar o mundo através do jornalismo.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org