Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
25 de setembro de 2018

Importância do fracasso e da diversidade são temas das palestras de abertura do SET 2018

Filipe Techera, Luiza Futuro e Rafael Chanin irão ministrar palestra em conjunto no SET Universitário.
Por Gabriel Salazar

Ocorrerão, no dia 1 de outubro, no Centro de Eventos da PUCRS, às 20h, não uma, mas duas palestras que marcam a abertura do SET Universitário deste ano. Rafael Chanin, conhecido como Dr. Fracasso e a dupla Luiza Futuro e Filipe Techera, realizadores da pesquisa Todo Mundo Quem?, serão responsáveis pelo pontapé inicial do evento. Esta será a única grande palestra do 31º SET Universitário, evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Comunicação, Artes e Design. Este ano, o foco está nas oficinas, que ocupam os três turnos dos dias 1, 2 e 3 (confira a programação). As palestras abordarão dois temas: a importância da frustração nas nossas trajetórias de vida e a diversidade tecnológica no Brasil.

Rafael Chanin, professor na área de tecnologia na PUCRS e assessor estratégico no TECNOPUC na área de geração de empreendimentos, irá palestrar sobre fracasso. “A gente deve lidar com fracasso e entender que fracassar faz parte do processo de aprendizagem”, conta o profissional. “Esse processo para muitos é doloroso. As pessoas acabam não tentando com esse medo de errar e acabam ficando na mesmice, sem executar coisas novas. Isso acontece por causa do medo da exposição e do fracasso”, explica.

O professor comenta que, com o atual mundo globalizado, é o momento perfeito para tentar novos desafios sem medo de fracassar: “Trazendo aquele paralelo clássico da bicicleta: a gente só aprende a andar de bicicleta subindo nela e caindo, mas é o único jeito”.

Luiza Futuro e Filipe Techera, pesquisadores culturais, irão tratar sobre o projeto “Todo Mundo Quem?”, uma investigação sobre os mais de 100 milhões de brasileiros fora das redes sociais. Eles planejam mostrar que o Brasil possui uma diversidade tecnológica e que há um comportamento emergente que questiona a maneira que as pessoas estão se relacionando.

“Acredito que os aprendizados do projeto permitem vislumbrar fricções entre a tecnologia e as relações humanas”, conta Luiza. “Por isso, o conteúdo que trazemos desafia a desenvolver o pensamento sobre novas possibilidades narrativas e estéticas para o conceito de conexão”, complementa.

Os pesquisadores irão ensinar como construir uma pesquisa com uma abordagem que chamam de pós-contemporânea. “Desde como elaborar o problema, em como se relacionar objetivamente e subjetivamente com ele. E de como construir um pensamento que está comprometido com comportamento e fenômeno social atual e não somente uma narrativa descritiva da pesquisa”, explica Luiza.

 

Serviço:

Dr. Fracasso e “Todo Mundo Quem?” – abertura do 31º SET Universitário

1º de outubro, 20h

Centro de Eventos da PUCRS – Prédio 41

Aberto ao público, grátis

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org