Oficinas aconteceram no turno da tarde, e as palestras, à noite (Foto: Luísa Zelmanowicz/Famecos/PUCRS)
Experiências de inovação e empreendedorismo foi o tema abordado na 2ª edição da Semana de Fotografia, que ocorreu entre 24 e 28 de agosto na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O evento reuniu as três principais áreas da fotografia: fotojornalismo, fotopublicitária e fotografia como linguagem artística ou autoral, galerismo e colecionismo. Durante os cinco dias, ensaios fotográficos de alunos da Famecos foram expostos nos corredores da Faculdade. Além disso, a semana teve oficinas exclusivas para os estudantes, à tarde, e palestras abertas ao público, à noite.
Os responsáveis pelas oficinas foram os mesmos ministrantes das palestras, pois a intenção era que a prática complementasse o que foi comentado. Os trabalhos fotográficos que compuseram a exposição são de autoria dos estudantes do Espaço Experiência, Editorial J e das alunas Maiara Benincá e Muriell Custódio, que tiveram seus ensaios selecionados pelos organizadores.
Na noite de segunda-feira (24), o fotógrafo André Guimarães Antunes falou sobre Fine Art e fotografia de rua. A palestra abriu a Semana da Fotografia e aconteceu na sala 303 (Arena), que ficou lotada, com 60 alunos. Antunes explicou que Fine Art consiste em retratos voltados para a estética da imagem e abordou os processos da técnica ainda em expansão no Rio Grande do Sul. Sobre fotografia de rua, ele ressaltou sua importância na identificação de uma época.
A oficina ministrada por Antunes durante dois dias foi Fotografia de Rua, formatação de projeto e Impressão, que permitiu que os alunos se aproximassem do trabalho desenvolvido por ele. Na terça-feira (25), conversou sobre o conceito de Fotografia de rua e a definiu como a representação do cotidiano, onde o principal é a presença humana. Além disso, falou de profissionais que o inspiram e apresentou trabalhos pessoais. Os estudantes fizeram uma saída fotográfica pelo Campus da PUCRS no segundo dia de atividade, quinta-feira (27).
Tárlis Schneider e André Ávila palestraram na terça-feira (25) sobre fotojornalismo e agenciamento. Na ocasião, eles apresentaram suas rotinas de trabalho com fotografias próprias e falaram sobre a força do empreendedorismo na área. Schneider é proprietário da agência de fotojornalismo Acurácia, criada por ele em 2011. Ávila trabalha no Correio do Povo e mostrou imagens de pautas exigidas pelo jornal. Entretanto, salientou a relevância do fotojornalista criar a própria pauta.
Schneider foi o responsável por ministrar a oficina Fotojornalismo e agenciamento, na quarta-feira (26). Ao apresentar sua empresa, definiu o conceito de agência como uma loja que vende fotos. Além disso, falou sobre a estrutura exigida e que é essencial estar preparado, ter um equipamento básico e um CNPJ.
A noite de quinta-feira (28) contou com a palestra GRAMMERS, ministrada por Maurício Thomsen e Amanda Di Giorgio. Eles falaram sobre o desenvolvimento do projeto fotográfico The Adventures of Amanda e comentaram sobre outros projetos conhecidos, como Maddie on Things e Humans of NY. O casal falou sobre o uso do celular para fotografar e mostrou um compilado de vídeos feitos por ele.
Para finalizar a Semana da Fotografia, Amanda e Thomsen apresentaram seu projeto fotográfico e outras iniciativas alheias no aplicativo Instagram, como Find Momo e The Tutu Project. Depois, propuseram aos alunos para saírem pelo Campus da Universidade para fotografar. A ideia era criar uma série fotográfica de cinco fotos no Instagram sobre o mesmo tema e utilizar a hashtag #GRAMMERSPUC. A parte prática da oficina foi baseada no Instameet, encontro oficial organizado pelo aplicativo para reunir pessoas e fotografar.