Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
10 de agosto de 2018

Inovação, pesquisa, interdependência e vivência: Famecos aposta em Laboratórios Experimentais

Novas perspectivas, foco em experimentação e autonomia caracterizam os novos espaços.
Por Flávia Pereira

O Espaço Experiência após nove anos de projetos bem executados e de fazer parte da trajetória de diversos alunos que por ele passaram, seja como voluntários ou estagiários reconfigurou-se. Agora, não mais um grande laboratório dividido em núcleos e trabalhando de maneira separada, mas sim laboratórios experimentais, focados em seus objetivos e acima de tudo na experimentação e em aprender pela pesquisa. O que era antes o Espaço Experiência hoje são os quatro novos Laboratórios Experimentais de Conteúdo, Co-criação, Eventos e Relacionamento e Pesquisa.

A professora e decana da Escola, Cristiane Mafacioli, explica que a mudança no formato vai de acordo com o que é observado no mercado, estruturas trabalhando de maneira independente e que se unem quando necessário, seguindo a ideia de hubs e não mais uma grande estrutura. A decana conta que agora o desafio é consolidar o novo formato. Para apresentá-lo ao público, os laboratórios de Conteúdo e Eventos e Relacionamento preparam painéis coloridos e bolas de vinil com as cores das novas identidades visuais de cada um dos novos espaços.

Produção de painéis de artes para o lançamento dos novos Laboratórios. (Foto: Douglas Rosa/Famecos/PUCRS)

O que muda com a reconfiguração dos espaços que antes faziam parte do Espaço Experiência em Laboratórios Experimentais para os atuais e futuros membros é a autonomia, de acordo com a decana. O nome propõem a experimentação, o aluno torna-se mais autônomo, tendo um tempo maior para se envolver com os projetos conduzidos por um professor orientador, na opinião da professora.

As novidades não param na reformulação em laboratórios experimentais. Um novo espaço nasceu com essa mudança, o CoLab. Na visão de Cristiane, o laboratório de Co-criação é uma ponta de inovação. O CoLab tem o intuito de atualizar modelos e fazeres, promover o aprendizado e ensinar pela pesquisa. Conheça o CoLab e os novos laboratórios da escola:

 

CoLab:

Inédito, o CoLab é o novo laboratório de Co-Criação da Escola. A professora Andréia Mallmann explica que o novo espaço surgiu de uma necessidade de co-criação, aprender pela pesquisa e trabalhar produções em conjunto. Para ela, motivos para participar do laboratório são estar em um ambiente produtivo e de aprendizado e a experiência diferenciada proporcionada pelo espaço.

Para quem se interessa por iniciação científica, o CoLab pode ser o primeiro contato. Um grande tema é definido e a partir dele os alunos começam às suas pesquisas. Este ano a escolha foi sustentabilidade e alguns tópicos como instagram, comando de voz e acessibilidade ao vegetarianismo estão sendo abordados pelos alunos em suas pesquisas.

Compõem o laboratório seis bolsistas de iniciação científica, orientados pelas professoras Andreia, Cláudia Trindade e Cristina Lima. No momento, os acadêmicos estão trabalhando no referencial teórico para avançar na produção dos artigos e apresentá-los no salão de iniciação científica que acontece em outubro na universidade.


Conteúdo:

O laboratório experimental de conteúdo é responsável pelas redes sociais da escola, o portal “Eu Sou Famecos” e a cobertura de eventos que acontecem no prédio 7. Conteúdo sobre a escola e para a escola são realizados. Quando núcleo pertencente ao Espaço Experiência, o foco era em jornalismo. Agora, na forma de laboratório o foco é na produção de conteúdo de forma interdisciplinar. Com a reformulação em laboratório, não se trabalha com a separação, sendo um espaço mais experimental e abrangente, de acordo com a professora FêCris Vasconcellos. Há a possibilidade de atender demandas de fora da escola, mas desde que alinhadas com a proposta experimental.

Tarde de trabalho nos laboratórios experimentais da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS/PUCRS (Foto: Flávia Pereira)

A frente deste laboratório estão a professora FêCris Vasconcellos, que orienta nas atividades ligadas a redes sociais e textos e os professores Eduardo Seidl, que trabalha com imagem e o Stefan Fernandes do curso de Design. “Em todos os lugares, por onde se anda na Famecos tem algo que a gente faz” comenta a professora FêCris Vasconcellos sobre a atuação do laboratório. O desenho nas salas de aula 207, 208 e 307, por exemplo, foram feitos por alunos do Conteúdo com a orientação do professor Stefan.

Na opinião da professora, participar do laboratório é uma oportunidade de fazer o que ainda não foi feito no mercado, sendo o laboratório um local para aprender e criar ferramentas, sem precisar de experiência.

 

Eventos e Relacionamento:

“Uma sensível diferença” é o que diz a professora responsável pelo atual laboratório de eventos e relacionamento, Neka Machado, sobre a mudança de núcleos em laboratórios experimentais. Para ela, a mudança dá autonomia aos alunos, eles vão atrás e experimentam, mas com o auxílio de um professor. “Todo mundo cresce nesse lugar de vivência” é a opinião da professora Neka sobre os laboratórios. Na visão dela, esses são palcos alternativos onde observa-se a relação teoria e prática.

O dia a dia no laboratório de eventos da Escola. (Foto: Flávia Pereira)

Planejar, assessorar, auxiliar e desenvolver os eventos realizados na escola são algumas atividades do laboratório. O SET Universitário, grande evento que movimenta o segundo semestre, é organizado e executado pelo laboratório. A rotina é intensa, mas há espaço para momentos de descontração e não apenas trabalho. Demandas de fora da escola podem ser atendidas pelo laboratório, desde que alinhadas à proposta experimental, comenta a professora.

Para a professora Neka Machado, a profissão começa no primeiro dia que se entra na universidade. Para ela, os laboratórios são um local de mediação e formação para o contato com o mercado de trabalho e um importante complemento para o que é visto em sala de aula.

Pesquisa:

O laboratório de pesquisa realiza pesquisas de comportamento e mercado, sob a orientação do professor Ilton Teitelbaum. A reformulação de núcleo em laboratório, na opinião do professor dá mais autonomia para a busca de parcerias e mais liberdade para seguir caminhos próprios. Na prática, o espaço continua dando formação e portfólio para os alunos envolvidos.

(Foto: Douglas Rosa)

São tocados pelos alunos do laboratório com a orientação do professor projetos de clientes e o 18/34, projeto de pesquisa próprio do laboratório com seis anos de existência e que busca o perfil de jovens brasileiros na faixa etária de 18 à 34 anos. O 18/34 começou em 2012 tendo como tema o perfil do jovem brasileiro, sonho e aspirações. Em 2015, formatos de família e aspectos mais comportamentais foram analisados. Na visão do professor, cada projeto gera uma pergunta. No ano seguinte, o tema pesquisado foi o futuro. A edição de 2017 do projeto analisou o modelo de país que os jovens queriam. No início deste ano o trabalho do professor e dos alunos foi veiculado no programa Fantástico, da Rede Globo, através de uma reportagem do jornalista Marcelo Canellas. Em 2018 o tema é sustentabilidade. Na opinião do professor, falar do tema é um outro jeito de falar em futuro.

Uma experiência em nível de mercado, mas com direito a errar e aprender com o erro, qualidade e exigência, entretanto sem pressão e sair com o que mostrar na hora de procurar uma oportunidade no mercado são para o professor Ilton motivos para fazer parte dos laboratórios.


Expectativas

Retomar o experimental em modelo, linguagem e tecnologia em sua essência são as expectativas da professora Cristiane Mafacioli com tais mudanças. Com um grande propósito de fazer o habitual e exercitar novas possibilidades, é o que comenta a decana.

Os laboratórios funcionam no térreo da Escola de segunda à sexta-feira das 14h às 18h. Para fazer parte, aguarde as próximas seleções.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org