Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FOTOGRAFIA
13 de julho de 2016

Inscrições abertas para Movida Editorial Fotográfica

Evento realizado pela Beira aborda memória, tecnologia, narrativa e fotolivros
Por Jeferson Renan da Silva
Imagem: Beira Movida Editorial

Beira é um coletivo fotográfico porto-alegrense (Imagem: Beira Movida Editorial)

Durante os meses de agosto e setembro de 2016, ocorre a Movida Editorial Fotográfica (MEF), projeto promovido pela Beira, um coletivo fotográfico porto-alegrense. As atividades, que têm como objetivo fortalecer o cenário cultural da fotografia local, acontecem na Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 759, bairro Floresta) e na Barraco Cultural (Rua Laurindo, 332, bairro Santana). Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 31 de julho pelo site. Os encontros são gratuitos e será realizada uma seleção dos inscritos conforme o perfil.

Entre os fotógrafos que ministram as oficinas e integram a Beira está Eduardo Seidl, professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. “A realização do evento é relevante para a formação de públicos e produtores culturais em fotografia e para promover o compartilhamento de informações”, afirma. Segundo ele, o diferencial está nas Bibliotecas Abertas, por revelarem o espaço íntimo dos fotógrafos para visita pública. Quatro profissionais foram convidados para apresentar obras de referência e realizar uma leitura coletiva durante as visitas.

A programação da MEF aborda fotografia, memória, tecnologia, narrativa e fotolivros. O ciclo de atividades tem início no dia 5 de agosto, com a palestra Fotografia 3.0 – Pensando a narrativa em redes digitais, ministrada por Leo Caobelli. O evento conta com duas oficinas, a primeira sobre edição e impressão de narrativas fotográficas, com Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna, e a segunda sobre fotografia e memória, com Eduardo Seidl.

A Beira – Movida Editorial é um coletivo que aposta na circulação da fotografia, na pesquisa sobre narrativa, na construção de novas formas de financiamento e na realização de publicações independentes. Além de Seidl, o projeto é composto pelos fotógrafos Camila Domingues e Cristiano Sant’Anna e pela jornalista Clarissa Pont. Surgiu com a intenção de ser um grupo de estudos para pensar nos suportes e na viabilização da fotografia. O portfólio da Beira conta com quatro publicações viabilizadas por diferentes formas de financiamento. O MEF é o resultado de um prêmio do edital Décio Freitas do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org