Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CONCURSO
28 de junho de 2014

Inscrições abertas para o 36º Prêmio Vladimir Herzog

O prêmio reconhece profissionais que se dedicam a reportagens que estimulam a luta pela cidadania
Por Rafael Timm
Foto: Maia Rubim

Foto: Maia Rubim

O 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos está com as inscrições abertas até o dia 5 de agosto. A primeira edição ocorreu em 1978 e a ideia era criar um prêmio que denunciasse a repressão, atribuindo-lhe o nome de Vladimir Herzog, morto nas instalações do DOI-CODI em 1975. A premiação ocorre anualmente e nove categorias são contempladas: Artes (charges,cartuns, ilustrações, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Jornais, Rádio, Revista, Internet (material jornalístico original produzido especialmente para internet), TV- documentário, TV- jornalismo e Tema Especial. Todos os profissionais brasileiros registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e suas equipes podem participar enviando até três trabalhos. As inscrições são realizadas pelo site.

O objetivo do prêmio é reconhecer profissionais que colaboram com a promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais e reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog. Não há bonificação em dinheiro, pois ele é disputado devido o seu prestígio, e os ganhadores recebem um trofeu, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. Anualmente, são inscritos mais de 300 trabalhos de todo o Brasil. O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog é reconhecido por premiar jornalistas que se dedicam a reportagens que estimulam a luta pela cidadania, contra todo o tipo de tortura e exclusão social, e, ainda, pelos direitos à moradia, educação e saúde.

O período compreendido para os trabalhos publicados ou apresentados ao público é entre 5 de agosto de 2013 e 5 de agosto de 2014, data que se encerram as inscrições ao prêmio. A cerimônia de premiação ocorre dia 29 de outubro, no TUCA, em São Paulo. O Prêmio Especial Vladimir Herzog de 2014 será concedido à jornalista Sandra Passarinho e, em memória, a Rubens Paiva, engenheiro civil e político brasileiro, dado como desaparecido durante a ditadura militar. Em fevereiro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade revelou que ele foi morto nas dependências do Destacamento de Operações de Informações (DOI) do I Exército, no Rio de Janeiro.

 

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org