Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO ESPORTIVO
5 de abril de 2013

Inscrições abertas para o Passaporte SporTV

Terceira edição do concurso seleciona candidatos a participar de coberturas esportivas
Por Samuel Lima
(Foto: Rodrigo Albornoz/Arquivo Pessoal)

(Foto: Rodrigo Albornoz/Arquivo Pessoal)

O canal de TV por assinatura SporTV está com inscrições abertas para a seleção dos candidatos para a nova edição do Passaporte SporTV, projeto destinado à contratação de jornalistas formados entre 2010 e o primeiro semestre de 2013. O objetivo da seleção é capacitar os novos profissionais da comunicação, tornando-os jornalistas trainees (em treinamento com profissionais da emissora) que irão realizar coberturas esportivas no período de julho de 2013 a agosto de 2014 – que inclui a Copa do Mundo. O site ainda ressalta que o contrato poderá ser prorrogado. Para disputar a vaga, é necessário também falar inglês fluentemente e ter, no mínimo, nível intermediário em espanhol, alemão ou francês.

Como nas duas edições anteriores, quando o SporTV distribuiu os selecionados do Passaporte em eventos como a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e as Olimpíadas de 2012, em Londres, este ano foi anunciado o Projeto 2014, que tem como foco principal a ser explorado pelos novos contratados o Mundial no Brasil.

Após o encerramento das inscrições, dia 21 de abril, os candidatos realizarão, entre março e julho, uma série de provas – online e presenciais – e entrevistas. Para Rodrigo Albornoz (foto), graduado na PUCRS e selecionado na primeira edição do Passaporte, seu diferencial no processo seletivo foi o conhecimento geral das áreas da profissão, já que na época o canal buscava novos olhares sobre a editoria de esportes. “O desafio do SporTV é fazer jornalismo esportivo colorido, diferente, com histórias tão boas que possam extrapolar a própria editoria de Esporte”, explica Albornoz.

A trajetória do ex-aluno da Famecos, hoje único repórter gaúcho do canal, é um estímulo aos novos jornalistas: “Soube do projeto por um colega da Rádio (Gaúcha). Achei que não tinha chance alguma, mas me enganei”, admite. E  incentiva: “Ponham fé em vocês mesmos. O que parece inatingível, às vezes, não é”.

De acordo com o regulamento, as despesas durante o período de testes são de responsabilidade do candidato. “Tive que ir ao Rio de Janeiro duas ou três vezes por minha conta”, lembra.

Os candidatos devem possuir passaporte com validade até, no mínimo, dezembro de 2014.  O formulário de inscrição está disponível no site.

Confira a galeria de fotos de Rodrigo Albornoz em seus quatro anos de SporTV.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org