Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
4 de agosto de 2017

Inscrições abertas para o Primeira Pauta ZH

O selecionado irá passar uma semana na redação junto com profissionais da Comunicação
Por Mariane Castilhos

O projeto Primeira Pauta ZH iniciou inscrições para sua nona edição no dia 10 de julho. O concurso tem como objetivo proporcionar aos jovens – com mais de 18 anos e que estejam entre o terceiro e sexto semestre do curso de jornalismo – as vivências dentro de uma redação jornalística durante uma semana. Enquanto estiverem no programa, os estudantes irão receber treinamento prático e teórico e ficarão dentro da redação da Zero Hora produzindo conteúdo.

 

A seleção ocorre em três etapas. Logo no início do programa, o candidato terá que criar um texto jornalístico a partir de uma entrevista com alguém de mais de 70 anos de idade, visando redigir sobre aprendizados relacionados a amor, trabalho, saúde, aposentadoria ou questões pessoais. O envio dessa tarefa deve ser realizado através do site, acompanhado de uma selfie do participante e do entrevistado. Nessa etapa, serão selecionados 15 finalistas que irão participar do seminário Dia Primeira Pauta junto com profissionais do Grupo RBS, na sede da empresa. No término do evento serão apresentados os cinco vencedores do projeto.

 

Diretora de redação da Zero Hora conta sobre o projeto (Foto: Adriana Franciosi)

Diretora de redação da Zero Hora conta sobre o projeto (Foto: Adriana Franciosi)

Marta Gleich, diretora de redação da Zero Hora, afirma que o Primeira Pauta busca ouvir as contribuições de estudantes de jornalismo sobre o trabalho desenvolvido na redação. “Selecionar futuros jornalistas para o Grupo RBS, especialmente para as redações de jornais, criar vínculos com as diferentes faculdades de Comunicação do Estado e renovar a redação são os objetivos do projeto”, completa.

Durante as oito edições do projeto, já foram 1,2 mil inscritos. Para este ano, Marta tem grande expectativa e espera ter candidatos que, em curto período de tempo, estejam trabalhando na redação. “Minha expectativa para essa edição do projeto é ter um número recorde de inscrições e também candidatos tão bons quanto nas edições anteriores”, afirma.

 

 

Fabiane Paza atualmente é reporter na RIC TV, afiliada da Record, em Florianópolis (Foto: Beto Lima)

Fabiane Paza atualmente é reporter na RIC TV, afiliada da Record, em Florianópolis (Foto: Beto Lima)

Dois anos após o lançamento do Primeira Pauta, Fabiane Paza, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi uma das vencedoras do projeto e pode acompanhar o repórter Leonardo Oliveira na cobertura de um jogo do Internacional pela Taça Libertadores, no Peru.

Fabiane e Leonardo Oliveira, viajaram no mesmo voo que a delegação colorada e já durante o voo surgiram as primeiras matérias com relatos dos jogadores e registros da viagem. Dessa forma, a vencedora afirma que vivenciando o trabalho do colega notou quanto um bom repórter precisa estar atento, com o olhar apurado em busca dos detalhes e daquilo que irá encantar o leitor.

Ao longo do tempo em que esteve no Peru, ela conta que aprender a lidar com os desafios da distância e do acesso limitado à internet foram algumas das experiências que adquiriu durante a viagem. “Ver os materiais ganhando forma no site, depois folhear cada página em cada edição que levou, para todo o Rio Grande do Sul, o que vimos, ouvimos, percebemos, e transformamos em notícia. Foi incrível”, ressalta.

Naquele momento recém formada, Fabiane tinha como objetivo absorver tudo de melhor que aquela experiência pudesse proporcionar a ela e, desde 2011, leva consigo todos os aprendizados, inclusive a premissa de que jornalismo é vontade, é proatividade, é sensibilidade, independentemente da editoria que você vá atuar. Fabiane hoje trabalha como repórter da RIC TV, afiliada da Record, em Florianópolis. “Mais do que um reconhecimento no currículo, o Primeira Pauta foi uma ferramenta de aprendizado e amadurecimento na minha trajetória como jornalista”, finaliza.

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org