Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
MOBILIDADE ACADÊMICA
25 de maio de 2016

Inscrições abertas para o Programa Amigo Universitário 2016

Conheça a história da estudante da Famecos que acolheu uma universitária espanhola
Por Isabella Magedanz Pesce
Captura de Tela 2016-05-23 às 14.30.31

Inscrições estão abertas até 2 de junho (Foto: reprodução)

Victoria Herrá Llano, espanhola da cidade portuária de Santander, trocou o habitual peixe pelo churrasco. Substituiu os passeios no Parque do Retiro, em Madrid, pelos finais de semana de leitura na Praça da Encol, em Porto Alegre. Abdicou dos embarques no metrô, com hora marcada, pela imprecisão dos ônibus porto-alegrenses. Mudou da residência estudantil madrilena, em que tinha refeições inclusas, para um quarto alugado na casa de uma senhora gaúcha. Aprendeu que borracha é um utensílio para apagar escritas a lápis, e não um adjetivo para indicar que alguém está bêbado. Decidida a participar de um Programa de Mobilidade Acadêmica, encontrou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS a oportunidade para buscar essa realização pessoal. Cruzou o Oceano Atlântico rumo ao Brasil, deixando longe seus colegas da Universidad CEU San Pablo, onde cursava a faculdade de Direito e a de Publicidade e Relações Públicas. Na capital gaúcha, encontrou com sua Amiga Universitária, a famequiana Raquel Gehrke Bins.

Fazia um calor atípico na última sexta-feira de julho de 2015, quando Victoria, acompanhada dos pais, desembarcou em Porto Alegre. A ansiedade do pouso em um novo país veio acompanhada de um pânico contido. Ela não queria assustar a família, que só a acompanharia na cidade por quatro dias. Do aeroporto para um hotel no centro da cidade, observou algumas favelas moldarem a paisagem vista nas janelas do táxi gaúcho, em contraste com os cenários de Madrid. O hotel, que anunciava quatro estrelas, não era como a espanhola imaginava. “Estava ansiosa. Queria chorar. O que estou fazendo?” Sempre positiva, a estudante sabia que precisava procurar um lugar para ficar pelo próximo ano, em que estudaria na Famecos. “Se você tem medo, não está vivendo”, reflete. O alento que procurava foi encontrado na oferta de aluguel de quartos para estudantes, onde reside até hoje.

Depois de três dias na capital, Victoria conheceu sua nova Universidade. “Adoro a PUC! Gosto do Campus. É grande e tem muita natureza”. A aluna foi acolhida e orientada pela equipe da Mobilidade Acadêmica. Na manhã do primeiro dia de aula de 2015/2, Victoria conheceu sua Amiga Universitária, a estudante de Relações Públicas, Raquel Bins. A famequiana havia sido estagiária na Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica (CMA) da PUCRS por dois anos. Acolher voluntariamente uma aluna espanhola foi a oportunidade que encontrou para permanecer em contato com estrangeiros. As atividades em Porto Alegre, que antes eram planejadas apenas por e-mail, Facebook e WhatsApp, puderam ser combinadas ao vivo e, claro, foram colocadas em prática. A casa de Raquel abriu as portas para Victoria. Lá, ela conheceu sua “mãe brasileira”, Marcela. Os encontros noturnos das turmas de Relações Públicas também apresentaram o churrasco para a espanhola. Hoje, de forma descontraída, ela diz não aguentar mais comer carne vermelha. Nas festas do bairro Cidade Baixa, ela achou o pessoal “mais doido” que os espanhóis. Para Raquel, a adaptação da colega foi tranquila. “Ela arrasa!”.

Às 17h do dia 5 de julho de 2016, Victoria Herrá Llano retorna para a Espanha. Com o coração apertado desde já, diz que não tem vontade de partir e promete voltar. Ela pretende juntar dinheiro para abrir um restaurante típico de comida do norte e do sul brasileiro. A cada prato vendido, 1 euro será revertido para as crianças do Brasil. Uma das maiores lembranças que carregará é a experiência adquirida no Núcleo de Eventos e Relacionamentos (NER) do Espaço Experiência.

Uma última vontade? Trazer o Guaraná para a Espanha.

Victoria e Raquel participaram do Programa Amigo Universitário, oferecido pela Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica. As inscrições para receber os estrangeiros no segundo semestre de 2016 estão abertas até o dia 2 de junho. Interessados devem preencher formulário disponível no site da CMA e finalizar a inscrição na sala 101, do prédio 15. Para vivenciar essa experiência,é necessário ser estudante da graduação, da pós-graduação ou diplomado pela PUCRS.

Está em dúvida? Para Raquel, os requisitos essenciais para participar do Programa são ter um coração grande, aberto e estar disposto a ensinar e a aprender muito. “Quem vem para cá muitas vezes abandona sua vida confortável em outro país para arriscar uma experiência nova. Por que não fazer o mesmo?”

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org