Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SOLIDARIEDADE
3 de abril de 2013

Inscrições para o Projeto Rondon se encerram nesta quinta

O programa visa contribuir para a formação do universitário como cidadão
Por Carolina Fortes
Glafira Furtado Projeto Rondon

Em janeiro, professora Glafira Furtado e a equipe foram recebidas por um dos líderes da comunidade, padre Pedro (Foto: Glafira Furtado/ Arquivo pessoal)

Os universitários interessados em participar de uma experiência de transformação inesquecível tem até esta quinta-feira (4) para se inscrever na edição de julho do Projeto Rondon Nacional, que atuará nos Estados do Pará e Tocantins. A operação, chamada de Forte do Presépio, será desenvolvida em 30 municípios, tendo como Centro Regional a cidade de Belém, no Pará. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o programa é vinculado à Coordenadoria do Desenvolvimento Social da PUCRS (Codes) e realizado pelo Núcleo de Extensão Comunitária da Universidade.

O Rondon é um projeto voluntário com extensão universitária que busca conscientizar os jovens na formação de uma sociedade mais justa, além de estimular a produção de projetos coletivos em parceria com as comunidades assistidas. A professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Glafira Furtado participou da edição de janeiro de 2013, quando passou um mês no município de Itaquara, na Bahia. Sobre a experiência, ela relata que foi uma das melhores que já teve. “É muito interessante conhecer um Brasil que nos parece estranho”, ressalta.

Glafira diz que o que mais a surpreendeu durante o projeto foi a generosidade e educação dos moradores da comunidade. “São pessoas carentes, solidárias, sem o individualismo das cidades grandes. Elas priorizam os relacionamentos interpessoais”, destaca. Para a professora, o maior erro de um rondonista é pensar que vai ensinar a comunidade, já que o maior mérito do projeto é a troca de experiências. “Procurei absorver o máximo possível das pessoas, pois o retorno é inesquecível.”

A Relações Públicas conta que outro fato marcante da experiência foi o interesse de algumas crianças da comunidade. “Havia duas ou três que passavam o dia todo ao nosso lado. Eram atentas e curiosas”, lembra. Devido ao forte vínculo estabelecido, Glafira deixou para elas os maiores presentes que um rondonista pode dar: a mochila e a camiseta do projeto.

Os interessados em participar do processo de seleção para a edição de julho de 2013 do Projeto Rondon devem preencher uma ficha disponível no site www.pucrs.br/projetorondon/inscricoes. Informações também pelo telefone (51) 3353-7922.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org