Contar uma história pessoal relacionada à energia eólica por meio de imagem e texto: esse é o desafio proposto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo pela Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA) em parceria com a Conselho Global de Energia Eólica (GWEC). Os trabalhos premiados serão apresentados no Global Wind Day 2013, evento que acontece dia 15 de junho em Frankfurt, na Alemanha. Os participantes devem ter mais de 18 anos.
O texto não deve conter mais de 300 palavras. Para facilitar a tarefa, os organizadores dão algumas sugestões de assuntos a serem abordados pelo suporte: explicar como fotografou, por que escolheu tal momento, qual o equipamento utilizado. Ainda ressalta que a opinião sobre a energia eólica e criações literárias e musicais são aceitas.
Do ponto de vista tecnológico, a energia eólica é considerada uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis, apontados por especialistas como causadores de diversos problemas ambientais. É uma energia produzida a partir de fonte renovável, abundante e pouco prejudicial à natureza. A iniciativa dos organizadores, no entanto, explora uma face mais humana dessa nova tecnologia ao propor às pessoas que contem como a energia eólica tornou-se importante em suas vidas em determinada situação.
O prêmio para o trabalho vencedor será um vale-compras de mil euros no site de Amazon. Para os cinco segundos-colocados, um de cada continente (salvo a Ásia que será julgada junto a Austrália), o vale será de 250 euros. Os contemplados também terão suas fotos e textos divulgados no Parlamento Europeu (sede de Bruxelas, Bélgica) e nas revistas Recharge e EWEA Wind Directions.
A EWEA e a GWEC anunciarão o resultado do concurso entre 10 e 13 de Junho. O formulário de inscrição está disponível no site.