Na noite do dia 30 de maio, o Instituto Goethe promove o evento Conversas Cidadãs: mídia, poder e as ameaças à democracia, realizado na sede da instituição. O intuito do projeto é debater sobre temas de grande impacto na sociedade, como violência e educação. Esse, que será o primeiro encontro, tem como foco a mídia e terá participação dos jornalistas Thomas Fischermann e Cristina Charão. O cineasta Jorge Furtado também tem presença confirmada como mediador do debate. A organização é assinada pelo instituto e também pela rede Sul Vinte e Um. A entrada é franca e a produção do evento disponibilizará senhas a partir das 18h45min do dia do debate.
Cristina Charão é jornalista e trabalha como editora na TVE/Fundação Piratni. Na sua trajetória como repórter, trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo e Folha Online, também nas revistas Galileu e Veja, além de colaborar para diversos veículos, como as revistas Superinteressante e Época, entre outros. A jornalista participou da criação da agência Repórter Social, um projeto voltado à produção de conteúdo jornalístico independente. Foi assessora da Aliança Social Continental e editora/coordenadora do Observatório do Direito à Comunicação, projeto do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação. Thomas Fischermann é jornalista, mas estudou Economia e Ciências Políticas. Atualmente, trabalha como correspondente no Rio de Janeiro para América do Sul do jornal alemão Die Zeit. Coordenou a editoria de Economia em um jornal de Hamburgo, na Alemanha, e foi correspondente nas cidades de Londres e Nova York, também pelo jornal Die Zeit.
O cineasta e roteirista, Jorge Furtado dirigiu longas como O Homem que Copiava (2003) e Meu Tio Matou um Cara (2005), curtas-metragens premiados no Brasil e no Exterior, como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986) e Esta Não é Sua Vida (1991). Furtado dirigiu a minissérie Luna Caliente (1998), a série Cena Aberta (2003) e escreveu diversos roteiros como A Invenção do Brasil (2000).
Serviço:
O que: Conversa sobre mídia, poder e as ameaças à democracia
Local: Instituto Goethe – Rua Vinte e Quatro de Outubro, nº112
Ministrantes: Cristina Charão e Thomas Fischermann. Mediação de Jorge Furtado.
Data: 30 de maio
Horário: A partir das 18h45, aberta a retirada das senhas. O evento terá inicio ás 19h30.
Entrada franca. Para maiores informações visite a página oficial do Instituto ou o evento.