André Fran, jornalista e apresentador do Não Conta Lá Em Casa, na palestra de lançamento de seu livro, na Famecos, em 2013. Foto: Ágatha Pedotte/ Famecos/ PUCRS
Como um projeto de vida virou um programa de televisão? Essa é a pergunta que André Fran e Felipe Ufo vão responder aos alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS nesta quinta-feira (21), às 20h, no auditório do prédio 40. A dupla é responsável pelo programa do Multishow Não Conta Lá em Casa e pela Produtora BASE#1.
Viagens para lugares considerados em conflito, como Coreia do Norte, Cuba, Iraque, Afeganistão, Ucrânia, são o diferencial da atração. A intenção é mostrar o outro lado de países tidos como perigosos e fechados para o mundo. A origem do programa é o documentário Indo.doc, onde Fran e Ufo retratam a Indonésia pós-tsunami, em 2004. A ideia surgiu após Fran ir ao país para surfar com amigos. Após se deparar com um cenário de destruição, decidiu filmar e montar um documentário, com 70 horas de filmagens editadas. Fran esteve na Famecos em 2013, para o lançamento do seu livro Não Conta Lá Em Casa – Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo.
O formato inovador, a visão diferente de jornalismo e a linguagem diferenciada são os pontos ressaltados pelo coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, Fábian Chelkanoff. Segundo ele, é muito bom trazê-los para a faculdade, porque é a chance dos alunos conhecerem quem viaja o mundo inteiro, cria seu próprio negócio e empreende na Comunicação de uma maneira inteligente. “O mundo é muito maior que a gente imagina. Temos que empreender, colocar a cara. Coragem de fazer e errar”, aconselha.