Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
9 de junho de 2011

Intercâmbio é tema do Bate-papo Sem Fronteiras

Por Júlia Franz

Cartaz Bate-papo Sem FronteirasOcorreu, na manhã desta quinta-feira, 9 de junho, o Bate-papo Sem Fronteiras II. O evento foi descontraído e contou com a participação do público, que teve oportunidade de tirar suas dúvidas e compartilhar experiências sobre o programa de mobilidade acadêmica oferecido pela PUCRS.

Durante o bate-papo, os alunos que já realizaram intercâmbio puderam expor suas experiências, como o estudante Felipe Balestrin, que comentou com o público sobre as dificuldades e benefícios do intercâmbio em sua vida. Além disso, o evento contou com a participação via Skype da aluna Carolina Petry diretamente dos Estados Unidos. Carolina frisou a importância da autonomia e do conhecimento linguístico para melhor adaptação ao novo país.

As professoras Ana Steffen e Dulce Baldo deram diversas dicas aos estudantes que pretendem utilizar esse benefício oferecido pela faculdade. Segundo elas, o intercâmbio é um projeto de vida. Os alunos devem começar a se organizar desde os primeiros semestres, pois a não compatibilidade dos calendários acadêmicos do Brasil com outros países exige a antecipação dos procedimentos burocráticos. Destacaram, ainda, a importância da escolha de disciplinas que possam ser cursadas no exterior e plenamente aproveitadas no currículo de cada aluno. A proficiência na língua do país almejado também foi um dos destaques salientados pelas professoras.

É importante lembrar que o programa Sem Fronteiras não é apenas internacional, porque há também vários convênios nacionais. Os alunos que tiverem condições e interesse devem utilizar os convênios, pois, segundo a coordenadora do programa Mobilidade Acadêmica, Dulce Baldo, “são uma grande oportunidade de qualificar o currículo. Ter uma experiência em sua própria área no exterior é fundamental, pois a globalização está rompendo as fronteiras do mundo e temos que estar aptos para encarar isso”, completa a coordenadora. “O Famecos Sem Fronteiras diz tudo, porque o mundo hoje está sem fronteiras, e precisamos aprender a lidar com isso”, garante Dulce.

A central de mobilidade fica no prédio 15, sala 116, e funciona das 8h às 21h. Os alunos que tiverem incertezas ou quiserem se cadastrar podem ir lá para obter maiores informações sobre essa oportunidade.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org