Na tarde da última quinta-feira (26), o Núcleo Famecos Sem Fronteiras, do Espaço Experiência, realizou o evento Xperience, na sala de Arena, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O encontro, que ocorre todos os semestres nos últimos cinco anos, tem como principal objetivo integrar alunos estrangeiros da Famecos. Doze intercambistas participaram da confraternização.
No início do evento, foi apresentado um vídeo em que os estrangeiros falam sobre Porto Alegre, as diferenças culturais e as aulas na faculdade. Juliana Gabilondo, 21 anos, estudante de Comunicação Social na Universidade Católica Argentina, disse que o “evento é muito importante para que os alunos conheçam quem eles ainda não conheceram”. Quanto à adaptação aos costumes da capital gaúcha, declarou que se sente em casa. “Aqui tem churrasco e chimarrão, e Porto Alegre lembra Buenos Aires. A diferença é que o pessoal daqui é mais alegre”, afirma. Depois da apresentação dos estrangeiros, dois alunos participantes do curso de extensão Bailando na PUCRS se apresentaram ao som de samba e forró e convidaram os intercambistas para caírem na dança.
Ana Roig, professora de Relações Públicas e coordenadora do núcleo responsável pelo Xperience, disse que o evento não serve apenas como uma simples apresentação dos alunos. “O mais importante é que eles conheçam quem são seus colegas estrangeiros ao longo da passagem pela faculdade, que sejam unidos”, observou.
Outros professores participaram do evento, como a francesa Marie France Bouilly, professora de Relações Públicas do Instituto Internacional de Comunicação de Paris (IICP), e a diretora da Famecos, Mágda Cunha. “É mais que um projeto de internacionalização. É, acima de tudo, um aprendizado cotidiano das diferenças”, declarou Mágda.