Dois alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS estão dando o que falar e foram até capa da revista Donna da Zero Hora do dia 7 de setembro. Os estudantes de intercâmbio Ussumane Djaló e Iabna Infaga, de 21 anos, criaram o programa de rádio Intercambista Especial Entrevista, no qual os dois conversam com os demais estrangeiros da universidade.
Residentes em Guiné-Bissau, na África, Mane (como Ussumane é chamado pelos amigos) e Iabna chegaram ao Brasil em junho de 2009 e hoje estão no terceiro semestre de Relações Públicas na PUCRS. Ambos participam do Núcleo de Assessoria de Comunicação do Espaço Experiência – agência de comunicação formada por estudantes – e a partir daí criaram seu programa de rádio.
“O programa serve para que todo mundo saiba que existem estes estrangeiros em Porto Alegre”, explica Iabna. “E também para que nós mesmos, os próprios intercambistas, nos conheçamos melhor”. Nas gravações, Iabna e Mane abordam temas como a cultura do país de origem do entrevistado, como foi sua recepção no Brasil, as dúvidas e as expectativas do estudante internacional.
O Intercambista Especial Entrevista teve apenas uma edição, que pode ser conferida na capa do portal. As próximas edições irão ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras à tarde.