Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
4 de abril de 2017

Internacionalização, conhecimento e open access são tema de palestra

Moisés de Lemos conduz um bate-papo com os alunos de mestrado e doutorado
Por Bianca Gross e Victor Eduardo Siviero Alves
(Foto: Mariana Corrêa)

Moisés de Lemos esteve na Faculdade na sexta-feira (31) (Foto: Mariana Corrêa)

Parceiro da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e do Programa de Pós-Graduação (PPGcom), Moisés de Lemos Martins esteve no prédio 7 na tarde dessa sexta-feira (31). Na Arena da Faculdade, o palestrante conduziu um diálogo sobre “Internacionalização, conhecimento e open access”. Lemos é professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, em Portugal, tem Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Estrasburgo, na França, e também é o atual diretor das publicações Comunicação e Sociedade e Revista Lusófona de Estudos Culturais. Além disso, o professor comanda o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), fundado por ele próprio no ano de 2001. Lemos também foi fundador da Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (Lusocom), que agrupa as associações científicas das Ciências da Comunicação dos países de expressão oficial portuguesa.

Contente por estar entre os amigos, Lemos falou sobre como a teoria pós-colonial e o combate linguístico luta pela ordenação simbólica do mundo, além do espaço geocultural lusófono. Segundo ele, a lusofonia pode ser discutida sob vários pontos de vista, todos relacionados com a identidade cultural dos países de idioma português. O professor também reforça que a língua, além de ser uma representação prática e uma condição pra proximidade, é entendida como manifestação cultural, expressão do pensamento, espaço relacional e instrumento de organização simbólica do mundo. De acordo com Lemos, hoje, a comunidade lusófona conta com mais de 250 milhões de falantes, porém apenas uma minoria desenvolve um sentimento de pertencimento baseado em um idioma comum. Por exemplo, 5% de Moçambique possui o português como a língua materna; e 40%, como secundária.

Sobre a importância da defesa da língua portuguesa no espaço da ciência, abordada por Lemos, o professor da Famecos, Juremir Machado da Silva, afirma que “estamos em um momento em que o inglês é a língua franca, tudo deve ser em inglês e muitas vezes as pessoas até tem constrangimento de questionar: será que os idiomas nacionais devem desaparecer ou ceder todo o lugar para o inglês em termos de produção de conhecimento?”. O professor também destaca a importância de discutir o lugar da lusofonia, as questões ideológicas e de poder que estão por trás disso.

Lemos também destacou o maior fenômeno do nosso tempo: a globalização. Apesar de ser ambígua na sua pluralidade, ela consiste na integração dos mercados, na tecnologia da informação e da comunicação, redes sociotécnicas, disseminação de informação e conhecimento e desenvolvimento humano.

Quanto à fala do professor convidado, Machado ressalta a relevância do tema para o mundo universitário e para a sociedade como um todo. Segundo ele, o assunto abordado permite aos brasileiros ver como isso funciona em um país europeu. “A palestra foi bastante ilustrativa e interessante. Para os nosso alunos de mestrado e doutorado é um momento importante de compartilhamento e de reflexão, de comparação com o que é feito em outros países”, explica.

 

 

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org