Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
7 de maio de 2015

Jair Kobe é entrevistado em disciplina na Famecos

Alunos de Jornalismo Especializado conversaram com o criador do personagem Guri de Uruguaiana
Por Rafael Timm
Foto: Stephanie Gomes Pereira/ Editorial J

Foto: Stephanie Gomes Pereira/ Editorial J

“Para quem me conhece, sou Jair Kobe. Para quem não me conhece, também sou Jair Kobe”, assim se apresentou o criador do personagem Guri de Uruguaiana aos alunos da disciplina de Jornalismo Especializado, dos professores Almir Freitas e Juan Domingues, na última  terça-feira (5). Os estudantes realizaram uma entrevista coletiva com o humorista. O tema da aula foi Jornalismo Cultural.

Kobe, também conhecido por interpretar papéis como o Baiano e o Sergay Baitabichóvsky, iniciou como humorista apenas aos 42 anos. Antes disso, trilhou uma carreira de sucesso no ramo musical no grupo Canto Livre. A mudança para a comédia ocorreu após escutar seguidamente os pedidos de familiares e amigos para que ele se apresentasse em festas representando personagens. Kobe estreou no teatro em 2001, fez shows como Seriamente Cômico e Humor em Dose Dupla, onde contracenou com André Damasceno. “A minha estreia tardia na comédia é sinal que sempre temos tempo de buscar nossos sonhos”, salientou.

O grande papel de sua carreira é o gaudério “Guri de Uruguaiana”. As paródias da música Canto Alegretense, com canções que fizeram sucessos nos últimos anos, são destaque  dos shows de Kobe. Para o humorista, o personagem tem propriedade em falar da cultura gaúcha, justamente por ter nascido no estado. “Teve um colunista que falou mal das praias do Rio Grande do Sul. Criou-se uma polêmica grande, porque o jornalista era catarinense. Então, só o gaúcho tem autoridade para falar sobre o que é seu”, opinou. A página do Facebook do personagem tem cerca de 2, 3 milhões de seguidores, mais que espaços como do Internacional e do Grêmio.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org