Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Exposição
21 de outubro de 2016

Janelas do Tempo compara passado e presente da Famecos

Mostra dá continuidade às comemorações dos 50 anos da Faculdade
Por Thainá Letícia Innocente
A exposição contrapõe o passado e o presente da Famecos (Foto: Luísa Zelmanowicz)

A exposição contrapõe o passado e o presente da Famecos (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Iniciou na manhã de hoje, quarta-feira (26),  a exposição Janelas do Tempo, que dá continuação às comemorações em homenagem aos 50 anos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Entre os presentes na abertura estava o diretor da Faculdade João Guilherme Barone. A mostra não tem previsão de término, e deve permanecer aberta até o final do semestre.

A provocação inicial era pensar em algo que representasse a dimensão da passagem do tempo e pudesse ser contraposto com o que a Faculdade se tornou por conta desse passado. O conceito utilizado nas fotografias foi inspirado em projetos realizados por Zero Hora, Correio do Povo e MemoPoa. Fotos capturadas entre as décadas de 1960 e 1990, retiradas do Núcleo de Memória Institucional da Famecos, foram reproduzidas com o intuito de fazer uma comparação visual e despertar o sentimento de nostalgia.

As estagiárias do Núcleo de Fotografia do Espaço Experiência Caroline Pacheco, Clarissa Menna Barreto, Duda Mariné, Luísa Zelmanowicz, Mariana Corrêa e Natália Pegorer remontaram cinco fotografias históricas. Segundo elas, o processo de produção foi desafiador, levando em conta as limitações geradas pelas mudanças no campus. As fotógrafas foram, por exemplo, ao último andar da reitoria e subiram no terraço do prédio 6, buscando os mesmos ângulos e enquadramentos das imagens originais. Para os orientadores e professores Cristina Lima e Eduardo Seidl, o projeto também provocou as alunas no sentido pedagógico.”Elas tiveram que procurar o mesmo quadro, entender noções de composição e notar as diferenças entre equipamentos”, diz Seidl.

A mudança mais aparente, para as fotógrafas, foi na vegetação. Nas fotos retiradas do acervo, ela praticamente não existia. Atualmente, o prédio 7 possui seu jardim próprio, com árvores imponentes e flores que o tornam mais colorido na primavera. Onde antigamente carros circulavam e estacionavam, hoje o espaço é restrito para pedestres. Materializar, nas imagens, essas transformações choca quem viu e quem não viu a Universidade no passado.

Expostas em banners de tecido, as imagens tem 1 metro de altura e 1,5 metro de largura. De acordo com Seidl, o tamanho da fotografia intensifica algo que a linguagem fotográfica já faz por si só, que é criar consciência sobre a nossa posição na história. A contraposição ocorre por conta das diferentes opacidades: a imagem do passado está impressa em um tecido mais opaco, enquanto, na sua frente, está a imagem da atualidade, impressa em um tecido transparente. Durabilidade e possibilidade de interação foram os critérios de escolha do material. ”Não precisa de cuidado, é para galera mexer e brincar, se sentir parte da coisa”, conta o orientador.

A iniciativa é de autoria coletiva, resultado de uma troca de ideias entre os realizadores que trabalham juntos diariamente. Os participantes do projeto esperam que, além das memórias já conhecidas, outras adormecidas venham à tona. ”A história da Famecos não está nas fotografias, mas no encontro das pessoas com elas”, analisa Seidl.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org