Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
29 de setembro de 2009

João Moreira Salles abre o 22º Set Universitário

Por Rodrigo Pizolotto
Palestra com João Moreira Salles (Foto: Vanessa Freitas)

Palestra com João Moreira Salles (Foto: Vanessa Freitas)

O 22º Set Universitário foi oficialmente aberto nesta segunda-feira, 28 de setembro, no Auditório da Famecos, com a palestra de João Moreira Salles. O documentarista e editor da revista Piauí falou sobre a sua trajetória profissional, contou detalhes sobre a história recente de sua publicação e falou sobre seus documentários.

Criada em 2006, a Piauí nasceu de uma ideia do próprio Salles, de ler uma revista com textos longos, ao melhor estilo jornalismo literário. Sem formação jornalística, o cineasta buscou profissionais com experiência para a concretização do projeto. A redação da Piauí é constituída assim, de uma mescla de experiência e juventude.

A revista se diferencia de uma maneira muito peculiar das demais publicações da imprensa em geral. Não há colunistas. Mera opinião é considerada pobre pelo editor. Não são feitas reuniões de pauta nem existem editorias pré-definidas. A edição vai se moldando a partir do material pronto. “Não há regras. Nosso leitor deve estar disposto a surpreender-se”, diz Salles. A organização se dá a partir do fato de que todos podem propor matérias sobre qualquer tema. “É uma revista invertebrada. Nunca sabemos o que vamos encontrar em seu interior”, salienta.

Salles preza muito pela saída do repórter para a rua. “Reportagem da Piauí jamais terá dados coletados no Google”, afirma. A parte da edição é feita de forma criteriosa. O idealizador do projeto ressalta que os textos jamais devem ser editados de forma que sejam publicados conforme um padrão pré-estabelecido. Deve haver variedade e versatilidade.

O processo de encontro do público foi muito rápido, segundo o editor. Após a identificação, não houve mais crescimento. “Nosso público é fixo e fiel”, garante. A dificuldade é saber quem é realmente este público. “O anunciante precisa saber para quem está divulgando, mas nós não sabemos para quem escrevemos. A leitura da Piauí envolve a formação do espírito. Portanto, é difícil estabelecer a segmentação correta dos leitores”, expõe Salles.

Na segunda parte da palestra, o tema recaiu sobre o documentarista Salles. Segundo ele, seus documentários tiveram influências maiores de textos jornalísticos do que de filmes. As diferenças e semelhanças entre documentário e jornalismo também foram abordadas. “No documentário, as pessoas filmadas são reais. Existe essa relação com a verdade. Não é ficção”, diz o cineasta. No entanto, ele ressalta que o documentário não é um retrato da realidade. A mentira não é proibida. “O jornalismo e o documentário possuem muitas semelhanças, mas também imensas diferenças. Não faço documentários para dar informação, apenas. Eles envolvem o lado emocional”, conclui João Moreira Salles. O 22º Set Universitário foi aberto em grande estilo.

Entrevista com João Moreira Salles:

SET UNIVERSITÁRIO: Você disse que a Piauí nasceu de um desejo próprio de ler algo parecido com o jornalismo narrativo, em português. Você esperava encontrar tanta gente com esse mesmo desejo?
Salles: Essa era a grande dúvida, eu tinha a intuição de que havia gente querendo ler algo do tipo, órfãos deste tipo de informação. O problema era quantificar esse público. Tanto que agora temos só 35 mil leitores. É bom, mas ainda acho que pode melhorar. O público que mais cresce está nas universidades, porque as pessoas mais jovens estão mais dispostas a se deixarem surpreender e não buscam algo tão utilitário.

SET: A revista tem uma cultura informal, como você mesmo afirmou, por seguir uma liberdade editorial. Não tem colunistas nem reuniões de pauta, por exemplo. Essa liberdade traz algum aspecto negativo?
Salles: O número ainda pequeno de leitores é um aspecto negativo. Se fizéssemos uma revista segmentada, sobre saúde da mulher, por exemplo, com certeza teríamos muito mais leitores. Mas este não é nosso objetivo.

SET: Algum projeto em andamento, algum documentário?
João Moreira Salles: Não, só a revista. O foco agora é a Piauí.

Veja o depoimento de João Moreira Salles sobre a revista Piauí:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org