Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ESCRITÓRIO DE CARREIRAS
18 de maio de 2015

Jogos Olímpicos de 2016 são tema de palestra

Membro do Comitê falou sobre a organização do evento e o programa de voluntariado
Por Nicolle Timm
Foto: Pedro Henrique Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

Foto: Pedro Henrique Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

Na sexta-feira (15), o Escritório de Carreiras da PUCRS trouxe à universidade o diretor de Recursos Humanos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, Henrique Gonzalez, para ministrar palestra sobre a organização das Olimpíadas de 2016 e o programa de voluntários. O evento aconteceu às 17h, no auditório do prédio 9.

Em entrevista concedida ao Portal Eusoufamecos antes de iniciar a palestra, Gonzalez falou sobre os desafios de organizar este megaevento. “Do ponto de vista de Recursos Humanos, existe um desafio muito grande em atrair pessoas para trabalhar e mantê-las engajadas ao longo do período”. O diretor destacou também a importância do voluntariado em eventos de grande porte. Para ele, é uma excelente oportunidade de agregar ao currículo uma ótima experiência. Gonzalez ressaltou a diferença entre ter recursos pagos e pessoas que se doam. “São pessoas apaixonadas, que estão vindo porque acreditam no esporte como transformação da sociedade”. Gonzalez é engenheiro, possui mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e extensão em Gestão Estratégica de Pessoas pelo INSEAD (França). Além disso, conta com 19 anos de experiência como diretor de recursos humanos da Shell Brasil.

Na palestra, o diretor explicou como funciona a organização das Olimpíadas e o programa de voluntariado da competição. Em relação à organização, disse que o Comitê Rio 2016 é uma associação privada, sem fins lucrativos e responsável pelo planejamento, pela entrega e pelo legado do maior evento esportivo do mundo. Até os Jogos, o Comitê deve contar com 8 mil funcionários pagos, 70 mil voluntários e 85 mil contratados. Gonzalez ainda destacou a responsabilidade de preparar o evento. “Quando você pensa em Jogos Olímpicos, pensa em excelência”.

Sobre o voluntariado, o prazo de inscrições está encerrado. No entanto, existe uma lista de espera no portal em que ainda é possível se inscrever. Quem esteve na palestra, recebeu um código para ter preferência na lista. Gonzalez afirmou que entre os inscritos, 40% são de fora do país. Para participar é preciso passar por um processo de seleção que conta com dinâmicas e entrevistas, pessoas que têm facilidade em línguas estrangeiras levam vantagem. A etapa de entrevistas presenciais em Porto Alegre ocorre em agosto. Henrique Gonzalez esclareceu as dúvidas e motivou o público a participar do programa. “O ganho pessoal do voluntário é muito grande, mas pode ter um ganho profissional também”, salientou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org