Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
BATE-PAPO
5 de maio de 2010

Jorge Furtado fala sobre Alice no País das Maravilhas

Por Bruna Martins
O cineasta falou criticou o novo longa-metragem do diretor Tim Burton. (Foto: Mariana Fontoura)

O cineasta falou criticou o novo longa-metragem do diretor Tim Burton. (Foto: Mariana Fontoura)

Descontração e bom humor foram as características da palestra do cineasta Jorge Furtado, na última terça-feira, dia 4 de maio. Trazido pela Liga de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCRS, o diretor falou sobre a obra de Lewis Carrol e o filme de Tim Burton, Alice no País das Maravilhas.

A professora da Faculdade de Psicologia da PUCRS Nina Rosa Furtado, supervisora da Liga, iniciou o encontro explicando a iniciativa que está em seu segundo ano de existência: “criamos um núcleo de cinema e literatura, pois aprendemos muito sobre as pessoas através destes, o que torna esse tipo de evento muito importante”.

“Vou falar sobre a obra de Carrol e sobre o filme de Burton que se chama, infelizmente, Alice no País das Maravilhas“. Foi dessa maneira que o diretor de O Homem que Copiava (2003), começou a palestra, deixando claro sua opinião em relação ao longa.

Furtado falou sobre seu envolvimento com a história. Além de ter lido 13 traduções diferentes da obra do autor inglês, mais a publicação original, fez uma peça sobre o mesmo livro com a atriz Luana Piovani. O cineasta traduziu uma das últimas edições publicada no Brasil, a partir do original de Lewis Carrol, e está para ser lançado o segundo.

Para aqueles que não conheciam a obra, o cineasta contou sua importância e ressaltou a relação com a psiquiatria: “em 1862, Lewis Carrol escreveu sobre uma criança que sonhava e ao acordar fazia a interpretação desses sonhos. Isso muito antes do surgimento da obra A Interpretação dos Sonhos, de Freud”.

Sobre o filme de Tim Burton, Furtado falou que já é a segunda história que o diretor norte-americano estraga, sendo a primeira A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). “Sou a favor de recriações. Só acho que ele poderia ter mudado o título. Agora, milhares de crianças vão pensar que Alice é essa historinha boba”, desabafa o diretor.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org