Em 2013, o Jornal do Comércio completa 80 anos de circulação no Estado. Uma das atividades que marcam o aniversário da publicação é a exposição que conta a história e a evolução do JC ao longo dessas oito décadas. Após ser exposta no Festival de Publicidade de Gramado, na Assembléia Legislativa e na Fiergs, a mostra será exibida no saguão da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) a partir de segunda-feira (5), às 18h, e ficará até a próxima sexta (9).
A apresentação destaca momentos marcantes do jornal. Fotografias de arquivo e textos relembram períodos como o ano de fundação do jornal, em 1933, quando a persistência de Jenor Cardoso Jarros e sua mulher, Zaida Zayme Jarros, culminou na trajetória do então conhecido Jornal do Comércio. A mostra destaca também o momento de mudanças na impressão, quando o JC compra sua primeira impressora offset, e da profissionalização da diretoria, em 1996. Além, é claro, de fotos que retratam o momento atual do jornal.
No dia de abertura, a exposição contará com uma solenidade que terá participação do diretor da Famecos, prof. João Guilherme Barone. Junto com Luiz Borges (diretor comercial) e Beatriz Moraes (gerente de marketing), Barone irá apresentar a todos os estudantes os painéis com imagens curadas por Paulo César Brasil do Amaral, membro da Academia Brasileira de Belas Artes e ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).
“É a primeira vez que a mostra é trazida para a unviersidade. Esperamos que os jovens que estão começando suas carreiras e entrando no mercado de trabalho se interessem pela história do jornal”, conta Eduardo Tavares, da equipe de marketing do JC.