Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
AMBIENTE
17 de abril de 2015

Jornalismo Ambiental é tema de prêmio

Concurso premia reportagens de jornalistas profissionais e estudantes da área
Por Pietro Bottega
Prêmio-de-Jornalismo-Ambiental_fev15

Foto: divulgação

Estão abertas as inscrições para o 2˚ Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O concurso visa reconhecer e valorizar profissionais e estudantes da área que tenham produzido matérias a respeito de experiências inovadoras, destacando a aplicação de novas tecnologias, preferencialmente na área de saneamento ambiental.

Também serão considerados trabalhos que abordem iniciativas de instituições públicas ou privadas, empresas ou entidades e pessoas que tenham como objetivo buscar soluções para o setor. As inscrições terminam dia 31 de agosto às 18h e deve ser feitas no site. Só serão aceitas reportagens divulgadas entre 1˚ de agosto de 2014 e 30 de agosto de 2015. Os vencedores serão conhecidos no mês de outubro, em cerimônia de premiação.

Para os estudantes, a obrigação é estar devidamente matriculado em cursos de Jornalismo de qualquer universidade do Rio Grande do Sul. O aluno ainda deve comprovar que está frequentando regularmente as aulas, mediante apresentação do número de matrícula da universidade e atestado da secretaria da sua instituição de ensino. Serão aceitos até três trabalhos declarados pelo professor orientador do veículo-laboratório. Matérias com publicação de âmbito comercial não serão aceitas. A categoria ainda admitirá trabalhos de quatro áreas: mídia impressa, televisão, rádio e web. Os universitários concorrerão ao Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário, que premia o 1˚ lugar com mil reais e certificado; o 2˚ com 500 reais e certificado, e o 3˚ com uma Menção Honrosa.

Para os jornalistas profissionais, é necessário atuar no Rio Grande do Sul e estar registrado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para esses, também serão aceitos até três trabalhos. A categoria será dividida nas seguintes áreas: Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo. As premiações, dessa vez, serão: R$ 5 mil para o 1˚ lugar em todas categorias; R$ 2,5 mil para o 2˚ lugar e Menção Honrosa, para o 3˚. Se a matéria tiver mais de um autor responsável, a ficha de inscrição deve ser preenchida com o nome de todos os integrantes da equipe, contendo um “autor titular”, responsável por receber o prêmio.

José Antônio Kroeff Lutzenberger foi um dos pioneiros no ativismo da luta pela preservação ambiental e é considerado um visionário da sustentabilidade. Em parceria com um grupo de simpatizantes da causa, foi o fundador da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), primeira associação ecológica do Brasil. A promoção é uma ação conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem.

Os interessados no tema podem participar da mesa redonda chamada A temática ambiental no jornalismo atual: a interface entre a academia e o mercado que acontece sábado (8), das 10h30min às 12h na ARI (Edifício Alberto André, Avenida Borges de Medeiros). Coordenadores, professores e alunos dos cursos de Jornalismo podem participar e ganham certificado.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org