A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promove de 2 a 4 de julho, congresso internacional que irá tratar, entre outros temas, sobre o jornalismo de dados. O evento ocorre na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e proporcionará diversas oficinas de aprendizado sobre técnicas para obtenção, filtragem e análise. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Os cursos irão abordar técnicas como raspagem de dados, momento em que os participantes aprendem o básico da extração automatizada de informações de sites, e limpeza de dados. O objetivo é ensinar como limpar, organizar e extrair insights de bases de dados desorganizadas.
“O jornalismo de dados busca maior objetividade, a partir da investigação e da busca de informações que servem de base para uma reportagem. Para os estudantes, cursos como esses podem ampliar as possibilidades de contratação e aprendizado sobre a cobertura jornalística que não utiliza apenas declarações”, afirma o professor da Famecos Marcelo Träsel.