João Rosito foi o convidado da segunda edição do projeto Direto da Fonte, organizado pelo Departamento de Jornalismo (Foto: Mariana Fontoura)
Citando o Código de Ética dos Jornalistas, o especialista em Direitos Humanos João Rosito deu início à sua palestra na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, na última quarta-feira, 9 de junho. Um dos principais pontos abordados pelo jornalista foi a questão da defesa dos Direitos Humanos pelos profissionais de comunicação.
Em sua segunda edição, o Direto da Fonte trouxe o tema Direitos Humanos: Algumas Questões Urgentes. Dentre os dez pontos selecionadas por Rosito, estão as perguntas que nunca são feitas, o que faz com que certas notícias não fiquem bem explicadas, expondo apenas o lado dos chamados “oradores autorizados”. Outro ponto abordado foi a utilização de termos que podem fazer uma grande diferença na interpretação e opinião de quem lê, como “ocupação” e “invasão” ou “grupos ativistas” e “grupos terroristas”.
O professor da Famecos Celso Schröder estava ao lado de Rosito e deu sua contribuição ao assunto. No final, disse que a necessidade de um Código dos Direitos Humanos só mostra nossa incapacidade de lidar com o problema.
Confere aí a entrevista que João Rosito concedeu ao Eu Sou Famecos e fique atento às próximas programações do Direto da Fonte.
Assista à entrevista com o convidado João Rosito: