Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FESTIVAL DE PP
1 de setembro de 2011

Jornalismo e internet são os temas do primeiro painel do dia

Por Fernanda Becker
(Foto: Fernanda Becker)

(Foto: Fernanda Becker)

No segundo dia do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, “O jornalismo na era digital” foi abordado por Ricardo Noblat, colunista do O Globo, Marcelo Rech, diretor geral de produtos da RBS, Mauren Motta, proprietária da MM Conteúdo e Junior Maicá, proprietário do blog O Bairrista. Os convidados discutiram sobre a internet e os rumos de convergência da publicidade e do jornalismo.

Mediados pela Profª Me. Silvana Sandini, da Famecos, cada um dos palestrantes falou um pouco sobre a sua área de atuação e no final discutiram sobre “como provocar o envolvimento do público nas ações de comunicação”. Marcelo Rech abriu o painel falando que “a interatividade praticamente não existia antes da internet” e citou Eliseu Santos como um caso famoso de transmídia jornalística. Disse ainda que o jornalismo digital pode proporcionar uma expansão a profissionais da comunicação em geral.

Mauren Motta destacou as redes sociais como fonte, meio e audiência para o jornalismo. “As redes sociais estão sendo vistas, pelas grandes emissoras, como concorrência”. Por fim, disse que o jornalismo e a publicidade andam juntos no meio da comunicação e que há muito mercado para isso. Dando continuidade ao painel, Junior Maicá, mais conhecido como O Bairista, contou um pouco da história do blog famoso e destacou, como o principal atributo para o sucesso do periódico, o conteúdo que desenvolve para os leitores. “A internet derruba paredes, te permite ter um milhão de leitores dentro de um quarto”, disse ele.

Já Ricardo Noblat relatou as histórias do blog que alimenta diariamente. Disse que “ser blogueiro é umas coisa muito solitária”. Mostrou-se, ainda, preocupado com os rumos da comunicação. “A midia digital me preocupa porque estamos perdendo o foco em algumas coisas, por falta de ênfase na qualidade do jornalismo”, profetizou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org