Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
20 de novembro de 2015

“Jornalismo é vocação, não é profissão”

Caio Pompeo Correa, formado na Famecos em 2009, afirma que é jornalista desde o momento em que acorda
Por Júlia Aguiar
caiopompeo

Em 2014, o jornalista abriu a agência de conteúdo Maracanã Media, em Londres (Foto: arquivo pessoal)

Desde o momento em que abre os olhos pela manhã, Caio Pompeu Correa afirma que é jornalista. Formado em 2009 na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, ele não esconde seu amor pelo caminho que escolheu. “Jornalismo é vocação, não é profissão”. Segundo ele, o jornalismo exige a sensibilidade de um artista, a responsabilidade de um profissional que lida com vidas e a criatividade que torna atraente o que aparentemente é banal.

Aos 29 anos, acredita que o jornalismo representa uma ferramenta para poder fazer algo pelo mundo. Correa sabe que não tem o poder de mudar o que está errado. Mas entende que é sua obrigação contar para todos. “O mesmo vale para as coisas certas e exemplos, que devemos exaltar e compartilhar”. Segundo ele, o jornalista não recebe o devido valor por aquilo que executa. “Lembro de estar no interior do Marrocos, tentando enviar material para a redação e sob imensa pressão dos editores”. Mas a internet era ruim, e o jornalista já estava trabalhando havia 20 horas. “A tecnologia não estava ao meu lado”. Ele estava do lado de fora de um estádio, depois de ser o último a sair, tentando captar o sinal de internet com o computador no colo. “Nessa hora, admito que pensei: se eu utilizasse toda a energia que eu tenho, o tempo que eu gasto e a vontade de fazer bem e conseguir o melhor, em qualquer outra profissão, metade dos meus problemas já estariam resolvidos”. Dez minutos depois, estava com tudo enviado e a caminho do hotel, olhando a paisagem de mais um país e sem qualquer lembrança dos problemas. “A vida compensa. E muito”.
Quando a Seleção Brasileira completou 100 anos, o jornalista foi convidado para trabalhar numa série de programas do National Geographic da América Latina. “Minha missão era produzir todas as externas aqui na Europa e entrevistar ex-atletas e jogadores que tiveram relação com a Seleção”. Uma lista com nomes de jogadores muito difíceis de conseguir foi entregue a ele. O primeiro? Just Fontaine. Ex-jogador francês que foi o maior artilheiro da Copa da Suécia, em 1958. Mas essa não era a única dificuldade. Correa deveria entrevistá-lo num domingo, dia 23 de dezembro. Após procurar no google mais sobre o ex-jogador, descobriu que Fontaine é dono de lojas da grife Lacoste, em Toulouse, interior da França. Ele decidiu ligar para uma das lojas. Arranhando um francês muito improvisado, conseguiu um telefone. Mas não tinha ideia de quem era o dono do número. Ligou. “Era o dele. Falamos em inglês e marcamos a entrevista. Ele foi me buscar pessoalmente na estação de trem, passei a tarde de antevéspera de Natal com ele e sua família e tive uma das melhores entrevistas até hoje”. No mesmo projeto, o jornalista teve a chance de entrevistar Paolo Rossi, Ronaldo Nazário e Taffarel. “Preciso dizer que tenho a certeza que ‘acertei em cheio na profissão”.
Após passar por TVE, MTV, RBSTV, Sportv e Clube dos 13, chegou ao Reino Unido em 2011. Desde 2012, trabalha para a agência de notícias Perform Group. Também realizou trabalhos para a rádio Talksport, narrando a Premier League para os países africanos de língua portuguesa. Além disso, colaborou muitas vezes com veículos brasileiros com matérias relacionados ao futebol, como Globoesporte.com e Uol. Em 2014, abriu a Maracanã Media, produtora de conteúdo em Londres, que fornece material para grandes veículos do mundo todo, como Pitch Internacional, SNTV, Omnisport, ESPN e Esporte Interativo. “O jornalismo me deu a oportunidade de conhecer o mundo e de morar em cidades como Rio de Janeiro, Nova York, Londres e Montevidéu”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (23). A entrevistada é Paloma Poeta. Ela se formou na Famecos em 2013 e é repórter da TV Record RS. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org