Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
BIKE REPÓRTER
22 de dezembro de 2011

Jornalismo sobre duas rodas

Por Júlia Lewgoy

Lara Ely é bike repórter da SOS Mata Atlântica

Lara Ely é bike repórter da SOS Mata Atlântica

É com uma câmera e um capacete na mão que a jornalista famequiana Lara Ely, ativista ambiental, faz o seu trabalho. Ela aceitou a proposta da Fundação SOS Mata Atlântica de sair pedalando por Porto Alegre, durante o mês de dezembro, em busca de depoimentos sobre a sustentabilidade, a mobilidade urbana e a qualidade da água na cidade. A ação integra o projeto de comemoração dos 25 anos da ONG, que também inclui a exposição educativa e itinerante “Sua Casa, Sua Mata” por 12 capitais brasileiras.

A mostra está aberta para a visitação na Usina do Gasômetro, com paineis, fotos, jogos e plataformas interativas que discutem a relação do homem com o ambiente. Enquanto isso, a bike repórter Lara percorre a cidade pensando em pautas, produzindo, executando e editando matérias. Tudo isso com uma bicicleta, carregando câmera, abordando pessoas. “Está aí o aspecto multimídia do jornalismo”, comenta Lara. As fotos, textos e vídeos produzidos por ela são pulicados no blog da fundação.
A repórter sempre foi ligada ao jornalismo ambiental. Já apresentou um programa sobre alimentação orgânica na TV Record e atualmente pesquisa sobre comunicação e sustentabilidade no pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A oportunidade de fazer reportagens com uma bicicleta para a SOS Mata Atlântica fez Lara perceber um outro lado da profissão: “A bike possibilita que o jornalista crie uma intimidade com a cidade. Olhar a paisagem, sentir o cheiro, olhar o buraco de rua, isso é jornalismo”.
Lara não tinha ouvido falar em bike repórteres, mas hoje acredita que pode existir espaço para esta função nas redações. “É uma inovação que deve partir do cidadão, do jornalista”, sugere. Para ela, o primeiro passo é começar a ir de bicicleta para o trabalho.
Assim como Lara, outros bike repórteres já passaram por cidades brasileiras com o projeto da SOS Mata Atlântica. A exposição, instalada agora em Porto Alegre, funciona até o próximo dia 28, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.
Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org