O jornalista e ex-famequiano André Machado, um dos âncoras dos programas Gaúcha Atualidades e Chamada Geral da Rádio Gaúcha, esteve presente no programa Conversas de Jornalismo, da RadioFam, no dia 10 de agosto. No encontro foram abordadas, além do cotidiano do jornalista, questões como ética na profissão, o dia a dia dentro da RBS e o uso de redes sociais.
Questionado pelos alunos Felipe Decker, Guilherme Bertollo, João Rios e Lucas Cardoso, André falou do seu gosto pela política e das dificuldades de trabalhar com temas polêmicos. “O ideal é quando o jornalista é criticado pelos dois lados políticos. Quando isso acontece, é porque o trabalho está bom”, afirmou.
Adepto do Twitter, disse que trata-se da melhor ferramenta. Destacou ainda as novas plataformas desenvolvidas pela rádio a fim de conquistar o público mais jovem e enfatizou a possibilidade de criar sua própria rádio dentro de casa ou entrar no ar de qualquer lugar do mundo. André Machado falou sobre as coberturas que já realizou fora do país e deu um conselho aos futuros profissionais: “No jornalismo se deve trabalhar com felicidade. Tem que realmente gostar da profissão”.