Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JOSÉ ALBERTO NA FAMECOS
11 de dezembro de 2009

“Jornalista não vive de grandes coberturas, mas do dia-a-dia”

Por Rodrigo Pizolotto
Foto: Renata Lopes

Foto: Renata Lopes

São 24 anos de microfone e muita história para contar. Com essa bagagem, José Alberto Andrade, repórter esportivo da Rádio Gaúcha, bateu um papo com os estudantes do primeiro semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quinta-feira, 10 de dezembro. Convidado pelos professores da disciplina Laboratório de Jornalismo Fábian Chelkanoff Thier e Eduardo Pellanda, Zé Alberto, como é chamado pelos colegas de profissão, dividiu um pouco da sua sabedoria jornalística com os calouros.

Ele aconselhou os famequianos a aproveitarem o máximo a estrutura oferecida pela faculdade, pois o aparato técnico é muito semelhante, ou melhor, do que o encontrado normalmente no mercado de trabalho. “Vocês precisam estar preparados para encontrar, até mesmo, uma estrutura inferior a que possuem aqui”, destaca.

Durante o encontro, Zé contou como o jornalismo esportivo evoluiu com o passar dos anos. “Antigamente entrevistávamos os jogadores de futebol peladões, na banheira ou no chuveiro, após as partidas. Havia inclusive repórteres mulheres no vestiário. Era lamentável”, lembra, provocando gargalhadas na turma.

Zé Alberto mostrou fotos de viagens realizadas pela equipe da Rádio Gaúcha, como a cobertura do Mundial de Clubes com o Internacional, em 2006, a Copa do Mundo da Alemanha, no mesmo ano, e as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Nesse momento, os estudantes puderam notar que não é necessário apenas difundir a informação corretamente, mas também conhecer e saber montar o aparato técnico imprescindível para a melhora da qualidade de áudio nas matérias. Nos quartos de hotéis os profissionais montam verdadeiras redações. A falta de tempo para turismo também foi comentada. “Precisamos torcer para existir algum ponto turístico no caminho. Assim, pelo menos poderemos vê-lo”, lamenta. Zé foi adiante. “O jornalista não vive das grandes coberturas, e sim das coisas normais do dia-a-dia”.

Ao final do bate-papo ele fez uma síntese sobre o rádio no Brasil. “Na gaúcha, utilizamos o sistema de talknews e notícias. A criação de uma identidade do âncora com o público também é trabalhada. O rádio engloba um conteúdo mais local. Isso interfere em todo planejamento da emissora”, finaliza um Zé Alberto entusiasmado antes de receber uma salva de palmas e vários pedidos de foto.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org