Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ESPAÇO EXPERIÊNCIA
14 de dezembro de 2012

Jornalistas da Band conversam com alunos da Famecos

Por Maria Eugenia Bofill
Danilo Teixeira e Guilherme Baumhardt destacaram a dedicação na profissão de jornalista(Foto: Renata Carolina)

Danilo Teixeira e Guilherme Baumhardt destacaram a dedicação na profissão de jornalista(Foto: Renata Carolina)

Danilo Teixeira e Guilherme Baumhardt, editores de televisão e rádio do grupo Bandeirantes, vieram a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quinta-feira (13). Na ocasião, apresentaram a Band e as opções que existem dentro da emissora aos alunos de Jornalismo do Espaço Experiência.

“Quem é responsável, dedicado e não interessado apenas em bater o ponto, sempre vai ter espaço no mercado de trabalho”, afirma Baumhardt, que enxerga a falta de proximidade das universidades com esse meio. Segundo o editor, as oportunidades de estágio abrem portas aos alunos e servem para um amadurecimento mais rápido.

Teixeira apresentou os dois principais jornais de televisão da Band no Rio Grande do Sul: o Band Cidade, um jornal mais convencional, que atinge todas as áreas e não é apenas o apresentador e a notícia, há uma interação com comentaristas, e o programa Brasil Urgente Gaúcho, um jornal popular. “Percebo que os gaúchos veem o jornalismo apenas como rádio e jornal impresso e esquecem da televisão ou da informação jornalística através da internet”, ressalta o editor paulista, que trabalha com televisão há 10 anos.

“No mercado, há os dois lados do jornalismo: convencional e popular, para atingir todos os públicos. Quem está começando, precisa conhecer ambos e não iniciar com o preconceito ao Jornalismo Popular”, salienta Teixeira, que afirma: “jornalista tem que ser versátil.”

Para eles, os estagiários devem pensar, dar ideias, sugerir pautas para os programas. “Do ponto de vista de aprendizado, o mercado não é fácil. Para conquistar o espaço é necessário batalhar bastante. Para depois chegar em um patamar confortável. E isso não serve apenas para a comunicação”, finaliza Baumhardt.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org