Danilo Teixeira e Guilherme Baumhardt destacaram a dedicação na profissão de jornalista(Foto: Renata Carolina)
Danilo Teixeira e Guilherme Baumhardt, editores de televisão e rádio do grupo Bandeirantes, vieram a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quinta-feira (13). Na ocasião, apresentaram a Band e as opções que existem dentro da emissora aos alunos de Jornalismo do Espaço Experiência.
“Quem é responsável, dedicado e não interessado apenas em bater o ponto, sempre vai ter espaço no mercado de trabalho”, afirma Baumhardt, que enxerga a falta de proximidade das universidades com esse meio. Segundo o editor, as oportunidades de estágio abrem portas aos alunos e servem para um amadurecimento mais rápido.
Teixeira apresentou os dois principais jornais de televisão da Band no Rio Grande do Sul: o Band Cidade, um jornal mais convencional, que atinge todas as áreas e não é apenas o apresentador e a notícia, há uma interação com comentaristas, e o programa Brasil Urgente Gaúcho, um jornal popular. “Percebo que os gaúchos veem o jornalismo apenas como rádio e jornal impresso e esquecem da televisão ou da informação jornalística através da internet”, ressalta o editor paulista, que trabalha com televisão há 10 anos.
“No mercado, há os dois lados do jornalismo: convencional e popular, para atingir todos os públicos. Quem está começando, precisa conhecer ambos e não iniciar com o preconceito ao Jornalismo Popular”, salienta Teixeira, que afirma: “jornalista tem que ser versátil.”
Para eles, os estagiários devem pensar, dar ideias, sugerir pautas para os programas. “Do ponto de vista de aprendizado, o mercado não é fácil. Para conquistar o espaço é necessário batalhar bastante. Para depois chegar em um patamar confortável. E isso não serve apenas para a comunicação”, finaliza Baumhardt.