Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMANA HIPÓLITO DA COSTA
4 de junho de 2012

Jornalistas discutem os riscos da profissão 04/06/2012

Por Adriano Pinzon
Cid Martins (com o microfone) fala ao lado de Vilson Romero, Celso Schröder e Luiz Adolfo Lino de Souza (Foto: Marcos Westermann)

Cid Martins (com o microfone) fala ao lado de Vilson Romero, Celso Schröder e Luiz Adolfo Lino de Souza (Foto: Marcos Westermann)

Mostrar o perigo das coberturas jornalísticas e os cuidados que o profissional deve tomar em determinadas situações. Com esse intuito, o Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu, na manhã dessa segunda-feira (4) a palestra Quando o jornalista é o alvo, que integra a Semana Hipólito da Costa, promovida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Participaram do evento o diretor do departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI, Vilson Romero,  o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e professor da Famecos, Celso Schröder, e o repórter da Rádio Gaúcha Cid Martins. A mediação ficou por conta do também professor da Famecos e vice-presidente da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza.

O jornalista Vilson Romero usou seu espaço na palestra para mostrar o Tambor da Aldeia, blog feito pela ARI que noticia uma vez por semana processos, ameaças e atentados envolvendo jornalistas do mundo. Mostrou o site Repórteres sem Fronteiras e o número de jornalistas mortos e presos desde 2002. Depois, Romero defendeu a liberdade de imprensa e a segurança que qualquer empresa jornalística deve oferecer ao profissional. “Temos que fazer valer o livre exercício de um jornalista sem deixar a segurança de lado”, observou.

Celso Schröder concorda com Romero e destaca a liberdade de imprensa com a qual o jornalista brasileiro experimenta neste momento. No entanto, alerta para o crescimento da violência contra o profissional de imprensa. “Não há dúvidas de que estamos vivendo a liberdade de imprensa, mas, ao mesmo tempo, há um preocupante aumento na morte de jornalistas”. No ano passado, seis jornalistas brasileiros foram mortos, num total de 66 no mundo inteiro. O professor ressaltou que o profissional tem a obrigação de solicitar recursos para seu empregador. “Nossa profissão, assim como outras, tem riscos. Por isso, precisamos usar artifícios a nosso favor”, declarou Schröder, que falou ainda sobre a criação de uma ferramenta em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos para investigar crimes contra jornalistas.

O repórter Cid Martins já passou por duas situações de risco: em 2006, nos atentados do PCC, em São Paulo, e em 2010, no processo de pacificação do Morro do Alemão, no Rio. Na primeira, o repórter foi a uma coletiva da Secretaria de Segurança para saber dos riscos e acabou pedindo para acompanhar repórteres paulistas, um forma de, segundo ele, se sentir mais seguro. Em 2010, numa cobertura ainda mais tensa, Martins, depois do retorno a Porto Alegre, pediu à Rádio Gaúcha que pagasse a ele um curso de guerrilha ministrado pelo BOPE, no Rio, e solicitou a compra de coletes à prova de balas de alta qualidade, diferente do que havia usado na operação. “Eu pedi porque precisava desse preparo e dos recursos. Todo profissional deve fazer o mesmo”, sugeriu.

Ao final do evento, Martins declarou que a preparação é básica para quem quer participar desse tipo de cobertura. E reforçou a premissa de que cada jornalista deve saber até onde pode ir. “Mas qualquer um também tem o direito de dizer não”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org