As inscrições para a 24º edição do Curso Estado de Jornalismo estão abertas até 28 de julho. O veículo paulista busca jornalistas formados entre 2011 e 2013, inserindo-os no cotidiano das redações do Grupo Estado. Os selecionados para as 30 vagas passarão três meses envolvidos no projeto, de 2 de setembro a 13 de dezembro.
O processo seletivo envolve duas fases. Na primeira, em que 90 pessoas permanecem na disputa, há análise de currículo e justificativa de interesse, além de testes online de conhecimentos gerais, português e inglês. A segunda parte, presencial, envolve entrevistas, outro teste de conhecimentos gerais e criação de texto jornalístico.
Mônica Reolom, ex-aluna da Famecos, participou do curso no ano passado. Para ela, a oportunidade serviu para que alcançasse seu desejo de trabalhar em São Paulo. Os primeiros dias na redação assustaram um pouco a foca, como são chamados os jornalistas novos no mercado profissional: “Tive um pouco de medo, mas aprendi muito. Hoje vejo que a experiência foi fácil, tranquila”. Atualmente, Mônica trabalha no Estadão.
O programa foi criado em 1990 com o intuito de treinar jovens de todo o país e do exterior num ambiente próprio da profissão. Além de desenvolver atividades práticas – como relatar experiências em um blog – os participantes assistem a aulas sobre variados assuntos, como Técnicas de Reportagem, Jornalismo Multimídia, Jornalismo Investigativo, Português, Economia, Política e Filosofia. Os exercícios feitos em diferentes editorias é o aspecto mais positivo do curso, na opinião de Mônica.
A inscrição é gratuita e feita mediante o envio do currículo e teste online. Para realizá-la, é necessário inglês avançado. Após finalizarem os três meses de atividades, os participantes recebem um diploma de Curso de Extensão emitido pela Universidade de Navarra, da Espanha.