Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
11 de outubro de 2012

Karen Sica

(Foto: Bernardo Speck)

(Foto: Bernardo Speck)

A relação de Karen Sica com a PUCRS teve início em 2004, quando ingressou no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Universidade. Logo no segundo semestre, já se aventurava em estágios. O primeiro, como editora de vídeo no programa comandado por Diego Casagrande, Opinião Livre, do Canal 20 da NET. Em 2006, passou a trabalhar como assistente de conteúdo da RBS, onde participou da criação do Hagah.

Sempre muito dedicada aos estudos e com muita vontade de aprender, Karen largou seu cargo na empresa para trabalhar na TV Foca, estágio voluntário da Famecos, onde poderia experimentar outras áreas do jornalismo. Depois, trabalhou no SBT, como produtora e realizando reportagens do quadro SBTzinho, voltado para crianças, no SBT Rio Grande. Ainda trabalhou em uma assessoria de imprensa bem conceituada, com marcas como Vonpar, Impala, Projeto Pescar, entre outras. Após atuar nos diversos campos do Jornalismo, a até então estudante resolveu investir no jornalismo digital, que ganhava espaço na época.

Ao se formar, em 2008, trabalhou com alguns freelances até surgir uma vaga para a diagramação do Diário Gaúcho, onde ficou durante seis anos e pode aprender com profissionais renomados na área. No início de 2009, Karen criou o blog Bicharada, que ganhou espaço no ambiente digital, sendo um dos mais acessados do Grupo RBS. Posteriormente, o blog se tornou coluna semanal e recebeu lugar na contracapa do jornal impresso. O Diário Gaúcho, na época, se inseriu no meio digital e a jornalista ficou responsável como editora do site, onde pode trabalhar com as diferentes linguagens que a chamavam atenção no jornalismo. Iniciou seu mestrado na Famecos no mesmo ano, estudando a convergência midiática entre os meios online e impresso, principalmente no jornalismo popular.

De volta à Universidade, Karen começou a lecionar em 2011. A vivência na sala de aula, a surpreendeu. A jornalista acredita que a docência é uma experiência desafiadora e é isso que a motiva a continuar estudando e crescendo como profissional. Em 2012, passou a participar do Ubilab, junto com os professores André Pase e Eduardo Pellanda. O laboratório consiste em um espaço de pesquisa acadêmica oriundo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Ainda na Universidade, Karen atua na Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ).

Em 2012, criou o site Confraria do Pet, com publicações para troca de experiências e ajuda aos animais perdidos ou para adoção. No final de 2013, fundou a Usina Produtora Digital, empresa especializada na criação de sites, aplicativos e conteúdo. Apresentou sua tese de doutorado em dezembro de 2015, onde abordou temas como o jornalismo popular, convergência midiática e o ambiente digital. Quando sobra algum tempo, gosta de viajar, principalmente para a praia, ver filmes, encontrar os amigos, ouvir música e escrever.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org