Em comemoração aos 15 anos, o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) promove a primeira edição do Seminário de Interação Mediada por Computador (SIMC). O evento acontece de 15 a 17 de abril, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O seminário recebe palestras de pesquisadores de Cibercultura e apresentações de trabalhos em grupo. A conferência de abertura conta com a presença da professora de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, Lúcia Santaella, discutindo o tema Relações intersubjetivas nas redes sociais digitais.
Os professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), Eduardo Pellanda e Juremir Machado da Silva participarão de painéis do evento. Pellanda fala sobre redes sociais móveis, juntamente com Léa Fagundes e Raquel Recuero, professoras da UFRGS e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), respectivamente. “Léa foi uma das pioneiras da informática na educação. Assim, unimos um assunto ao outro”, explica o professor, que apresenta as diferenças, as características e a atual situação das redes sociais móveis.
Juremir aborda as marcas da hipermodernidade. Ele pretende explicar o conceito do termo, sua implicação na internet e nas redes sociais e sua influência no jornalismo e na comunicação. Além do jornalista, participarão do painel professores das universidades Estadual e Federal do Rio de Janeiro.
A programação na íntegra está disponível no site. As inscrições podem ser realizadas até 10 de abril.