Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMUNICAÇÃO
6 de novembro de 2009

Lançamento de livros marca o encerramento

Por Schariane Kozak

O X Seminário Internacional da Comunicação, promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, encerrou seu ciclo de palestras na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, com as presenças de Patrick Tacussel (Montpellier III) e Patrick Watier (Universidade Estrasburgo) falando sobre Imaginário, cultura e pós-modernidade. A conversa aconteceu no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e ao final os convidados receberam o público para uma sessão de autógrafos no saguão do prédio.

A abertura exposição foi feita pelo Prof. da Famecos Jacques Alkalai Wainberg, que saudou com grande prazer os convidados e ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica e o público em geral. Com a palavra final ficou Michel Maffesoli (Sorbonne Paris V) que retomou alguns aspectos da sua palestra anterior e apontou a necessidade de provocar inquietações, de “sair das nossas tranqüilidades” para a evolução do pensamento.

Contrapondo silêncio e comunicação, o sociólogo Patrick Tacussel mostrou ao público diferentes possibilidades de transmitir signos mesmo na ausência de palavras. “O silêncio dota as coisas de sentido, convida a ultrapassar a imagem e encontrar o sentido interno, a vida oculta”, explica. Ele expressa a vivência, a essência das coisas e dos acontecimentos, enquanto a palavra é a representação disso. Para ele, o silêncio deixa implícita uma comunhão entre a sociedade e se torna um meio de aproximação dos indivíduos.

Patrick Watier defendeu a ideia de mundo como ambiente comum, pano de fundo de toda a sociedade que, em consequência, manifesta características semelhantes independentemente da cultura. O sociólogo afirma que existem sensações ligadas aos conteúdos vitais que se organizam naturalmente na nossa vida e são identificados além das diferenças sociais e culturais. “Imaginar histórias é uma ferramenta para atribuir significação aos acontecimentos”, diz Watier, para quem a socialização se dá a partir da representação que as pessoas fazem do seu imaginário no cotidiano.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org