Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
LIVRO
22 de agosto de 2014

Livro comemora 90 anos do rádio gaúcho

Obra será lançada em 9 de setembro, após palestra O bom humor no Rádio Gaúcho
Por Rafael Timm
Foto: Representação

Foto: Representação

O grande difusor da voz humana, o rádio, completa 90 anos no Rio Grande do Sul no dia 7 de setembro. Para comemorar as nove décadas do meio de comunicação no Estado, o professor Luciano Klöckner, em parceria com Plínio Nunes, Maria Alice Bragança, Flávio Ledur e o ilustrador Santiago produziram o livro Anedotário do Rádio Gaúcho – 90 Anos de História. O lançamento ocorre no dia 9 de setembro, após a palestra O bom humor no Rádio Gaúcho, que começa às 19h30min, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos).

Os convidados confirmados são Adroaldo Guerra Filho (Guerrinha), Santiago, Plínio Nunes, Porã e Irmã Pierina, da Associação Pequena Casa da Criança. Eles participam de um bate-papo com a plateia, o mediador é o professor Filipe Gamba. Durante o lançamento, ocorre a exibição do projeto 90 Anos do  Rádio Gaúcho em 9 Histórias, produzido na disciplina de Projeto Experimental em Rádio.

Histórias engraçadas são o foco do livro, que a arrecadação dos direitos autorais será doada à Pequena Casa da Criança, de Porto Alegre. A compilação de, aproximadamente, 90 momentos hilários contou com a ajuda de radialistas, que enviaram os seus relatos via Facebook. “As histórias são fruto de várias gravações e risadas que ocorriam nos bastidores”, afirma Klöckner. O ilustrador Santiago recebeu-as e, sem seleção prévia, desenhou charges de casos que lhe chamaram a atenção. O professor afirma que há quatro anos estava por editar a obra e escolheu este ano devido à data comemorativa. O preço do livro é de R$ 15 e estará à venda no dia do lançamento. Depois, nas principais livrarias.

A ideia do Anedotário surgiu de um hábito que Klöckner tem de levar um livro quando visita alguém no hospital. Ao fazer esse gesto com seu tio, internado no Hospital de Clínicas, retornou no dia seguinte ao quarto e viu médicos e enfermeiras reunidos ao redor da cama do parente. “Logo pensei que ele havia morrido. Porém, ao me aproximar, notei que todos estavam rindo. Meu tio estava interpretando as histórias do livro, pois ele foi ator de teatro”, comenta. O fato motivou Klöckner a colocar a ideia em prática.

O pioneiro da transmissão da fala foi o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que trabalhou com projetos envolvendo ondas eletromagnéticas e é apontado como o inventor do rádio. Há 92 anos, o presidente Epitácio Pessoa fez a primeira transmissão, com o discurso durante as comemorações do centenário da independência do Brasil.

Quatro momentos marcantes do rádio brasileiro

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org