Em clima de descontração, mesclando assuntos sérios a relatos hilários sobre o dia a dia nos bastidores do rádio, os comunicadores Porã, Arthur Gubert, Plínio Nunes e Adroaldo Guerra Filho (Guerrinha) se reuniram com o ilustrador Santiago para uma dicussão em torno de suas experiências no mundo dos radialistas, mediada pelo professor Filipe Gamba. A palestra O bom humor no Rádio Gaúcho ocorreu na terça-feira (9) no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Na mesma noite, foi lançada a obra Anedotário do Rádio Gaúcho – 90 Anos de História.
O livro, organizado pelo professor Luciano Klöckner em parceria com Plínio Nunes e ilustrado por Santiago, registra histórias que homenageiam desde os ouvintes até os profissionais de rádio e marca a comemoração dos 90 anos do rádio gaúcho, completados no dia 7 de setembro. “O humor é o tempero da vida”, afirmou Nunes, ao ser questionado sobre a importância de elementos cômicos nas transmissões. Segundo os palestrantes, fazer o ouvinte rir pode transformar seu dia, além de prender sua atenção.
O evento contou ainda com a participação da Irmã Pierina, representante da Pequena Casa da Criança. Graças à iniciativa dos autores, os lucros arrecadados com a venda dos livros serão revertidos em doações para instituição. A obra pode ser adquirida por R$ 15 nas principais livrarias.