Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
23 de março de 2016

Livros merecem ser lidos

Projeto Leia e Passe Adiante promove circulação de livros
Por Márcia Tomás
21268669002_ac0c409972_z

(Foto: Joana Berwanger)

No ano de 2007, antes mesmo do surgimento do Espaço Experiência, três professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS criaram o projeto Leia e Passe Adiante. O objetivo principal da ação é reunir o maior número possível de publicações, fazê-las circular e tocar cada vez mais pessoas. Promover o desapego de obras que não serão mais utilizadas, mas ainda sim merecem ser lidas por outros leitores é a aspiração da iniciativa. Com a ajuda de alunos, foram customizadas as caixas que abrigariam as doações e se iniciou a mobilização. No ano de estreia, foram arrecadados 1.500 títulos, incluindo até livros raros. Desde então, uma campanha para adquirir novos materiais acontece a cada semestre.

O projeto é autogerido, a fiscalização a respeito dos livros e revistas fica por conta de alunos e professores interessados. Os materiais doados recebem o selo do Leia e Passe Adiante e as estantes são periodicamente reabastecidas. Os alunos devem ficar à vontade para retirar, seja para a leitura própria ou não. “É interessante quando o livro circula fora da Universidade, levando o nome da Famecos e da PUCRS com ele”, afirma a professora de Relações Públicas, Neka Machado, uma das responsáveis pelo projeto.

A ação conquistou o público universitário e pessoas de fora. A iniciativa conta também com o Brikão do Leia, onde polígrafos e materiais acadêmicos são arrecadados para serem repassados. A ideia é ajudar o meio ambiente, desperdiçando menos papel, e os alunos economizam com o xerox. “Não pergunte se alguém vai querer aquilo, apenas doe”, aconselha Neka. É comum, segundo a professora, graduados voltarem à Faculdade para doar livros e textos para o projeto, que permanece guardado com carinho na memória de diplomados.

O Leia não tem preconceitos a respeito de doações. Tudo é bem-vindo, independente do gênero. Livros infantis e materiais de estudos pré-vestibular são aceitos e encaminhados para instituições carentes. As doações de obras podem ser feitas no período da tarde no Núcleo de Eventos e Relacionamento (NER), na sala 101 do prédio 7 e são aceitas em qualquer época do ano. A finalidade é desapegar das obras que não estão sendo lidas e fazer a alegria de outro leitor.

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org