Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ENTRETENIMENTO
25 de maio de 2010

Lost e a revolução da Televisão

Por Gabriele Oliveira

O seriado da AXN “Lost” chegou ao final. Para alguns, aliviando as expectativas. Para outros, deixando um questionamento: a série que foi tida como a revolução da TV conseguiu cumprir o seu papel?

O programa que chegou ao final na noite deste domingo nos Estados Unidos “mudou a forma como assistimos TV”, define o professor de Jornalismo André Pase. Apesar de nunca ter sido considerado um grande fenômeno de audiência, “Lost” por sua vez manteve uma legião de fãs que acompanharam as temporadas com direito a análises e discussões sobre os capítulos pela internet. Porém o programa perdeu grande parte da audiência, pois os telespectadores acompanhavam a série pela web – seja por streaming ao vivo ou por download. Hoje, essa “perda” de audiência na TV não foi significativa para o número de acessos feitos por outros meios, aumentando assim o prestígio da série. Considerada como uma revolução da TV, o programa mudou a forma de assistir televisão.

Lost conseguiu ser multimídia, reunindo grandes veículos de massa, como a Internet e a TV. Para atrair os espectadores que buscavam entender e descobrir mais sobre a série, os produtores criaram um universo paralelo localizado principalmente na Web. Sites secretos, vídeos fragmentados e jogos de realidade alternativa levaram os lostmaníacos a explorar detalhes da Iniciativa Dharma, da sequência de números que apareceram na programação, 4-8-15-16-23-42 e tantos outros mistérios da trama.

Segundo Pase, outras séries já tentaram fazer isso, como Dawson’s Creek por exemplo, mas o mérito foi dado ao Lost. Para o professor, “Lost soube cativar, provocava as pessoas e soube plantar sementes”. Segundo o site Globo.com, cerca de 13,5 milhões de pessoas sintonizaram a rede de TV americana ABC na noite do último domingo para assistir ao episódio de 2,5 horas de duração, que concluiu a sexta e última temporada da série. Para nós, o último capítulo vai ao ar nesta terça-feira, às 22h, pelo canal por assinatura AXN.

Já assistiu ao último capítulo? O que achou? Aproveita, olha aqui um pedacinho e te preparas para assistir logo mais no AXN.

Assista a um trecho do último capítulo da série Lost:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org