Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
31 de março de 2014

Luiz Adolfo Lino de Souza

Luis_Adolfo_Lino_de_Souza_IMG_7184_1Luiz Adolfo cursou jornalismo na Famecos no início dos anos 80. Formado há 30 anos, além de lecionar, ele é editor de arte dos jornais do Grupo RBS e professor de Planejamento Gráfico e Produção de Revista na Famecos. No jornal, ele é o responsável pelo visual da Zero Hora e seus cadernos.  Além de ter feito projetos gráficos do veículo, criou também as propostas visuais do Diário Gaúcho, Diário de Santa Maria, Pioneiro, de Caxias do Sul, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e A Notícia.

Na faculdade, Luiz Adolfo se interessou pelas aulas de laboratório, tanto de rádio como de televisão, nas quais a Famecos investe e forma grandes profissionais. Para Luiz Adolfo, “a faculdade sempre preparou muito bem os alunos, tanto na parte teórica quanto na prática. “Tenho ótimas lembranças de professores históricos como Antônio Gonzalez, Mainar Longhi, Aníbal Damasceno e Anibal Bendatti”, relembra. Por influência do professor de diagramação Anibal Bendatti, ele voltou-se para a área do jornalismo impresso. Antes de concluir o curso já estava trabalhando na Folha da Tarde. Desde então, nunca mais deixou de trabalhar em uma redação de jornal. Além da Folha, trabalhou no Correio do Povo. Nunca atuou em outra área que não fosse jornalismo diário. E as aulas na Famecos foram fundamentais para a sua formação. “Seja pela qualidade e experiência dos professores como pelos equipamentos e recursos colocados à disposição dos alunos”, comenta.

Luiz Adolfo começou a dar aulas na faculdade sete anos depois de formado, a convite do diretor da faculdade, Antônio Gonzalez, e do então coordenador do curso de Jornalismo, João Brito de Almeida. “Ser professor é transmitir e dividir o conhecimento, os projetos e as angústias de uma profissão tão cheia de contradições. Você pode se realizar pessoalmente com a evolução dos alunos que entendem o papel da profissão e procuram modelos de atuação. Dar aula é passar também para os alunos o clima de uma redação, que tem inúmeros desafios ”.

O plano futuro é seguir a linha traçada no presente, trabalhando em jornal e lecionando na Famecos. “A redação é um ambiente dinâmico. Tem  sofrido inúmeras transformações ao longo dos últimos 20 anos. O ensino do jornalismo também está evoluindo. Necessidades novas surgem para um currículo mais adaptado à realidade. Seguir participando desses dois projetos é uma missão que herdei dos professores que citei, tão importantes que até hoje tenho como exemplo de vida dedicada ao jornalismo”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org