“Você está acostumado a ver o mundo pela imprensa, que divide uma pauta pelo veículo. O Editorial J é uma imprensa multimídia, onde a pauta será aproveitada ao máximo”, afirmou o professor Fábio Canatta, coordenador doEditorial J na reunião de estágio da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. No encontro, ocorrido na última quarta-feira (14), os professores responsáveis pelos laboratórios apresentaram as diversas áreas de estágio. Os alunos puderam optar entre aprofundamento de texto, assessoria de comunicação (Espaço Experiência) e Editorial J (Laboratório de Jornalismo).
A reunião contou com mais de 80 alunos presentes no auditório da Famecos, tendo duração de cerca de uma hora. De forma bem humorada, o professor Marques Leonam apresentou o estágio de aprofundamento de texto, compartilhando alguns de seus desafios como estagiário. Fábian Chelkanoff, professor e coordenador do Espaço Experiência, falou sobre o trabalho e as rotinas do núcleo de assessoria e comunicação digital. Por último, o coordenador do Editorial J explicou o funcionamento do estágio de jornalismo, mostrando um vídeo ao final.
Com o primeiro e segundo lugar no prêmio de Direitos Humanos promovido pela OAB e mais de 14 mil visualizações no site, Canatta reforçou a dinâmica do laboratório convergente: “Nosso diferencial é propor a pauta indepentende da mídia. Nós reunimos uma única pauta para um grupo de alunos que irão gerar para diversas mídias existentes”. Para este ano, o professor disse que o principal desafio é “consolidar o projeto e fazer avanços nesse segundo semestre de existência”.
A divulgação dos alunos aprovados será apresentado em 16 de março através do nosso portal.