Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
24º SET Universitário
13 de setembro de 2011

Marcelo Outeiral e Milton Leite falam sobre a Copa de 2014

Por Adriano Pinzon
Milton Leite animou a plateia ao falar seus jargões, como o "que beleza" (Foto: Fernanda Becker)

Milton Leite animou a plateia ao falar seus jargões, como o “que beleza” (Foto: Fernanda Becker)

Iniciando as atividades do segundo dia do 24° SET Universitário da Famecos, o auditório do prédio 40 da PUCRS recebeu o narrador do Sportv e Rede Globo, Milton Leite, e o editor e produtor da Rede Globo, Marcelo Outeiral. Abordando o tema “Copa do Mundo: estamos prontos?”, os jornalistas conduziram a palestra de forma descontraída num bate-papo com os presentes, que lotaram o auditório.

Logo ao início, Milton Leite demonstrou sua felicidade por estar em Porto Alegre. “Minha primeira transmissão com título foi aqui na cidade, quando o Grêmio foi Campeão Brasileiro em 1996”, conta. Destacou também o evento, muito importante para os acadêmicos de jornalismo. “Na minha época de estudante não existia um evento desse tipo”, diz.
Depois de contar sua trajetória no jornalismo, Milton Leite falou sobre os recursos da Copa, afirmando que “o Brasil tem dinheiro para investir em esporte, e da mesma maneira deveria investir em saúde, educação”.
O despreparo também foi frisado pelo narrador, que citou o exemplo a interrupção das obras do Aeroporto de Guarulhos por falta de liminar na Justiça.“O país foi eleito sede sete anos antes do evento. O despreparo é visível”, observa.

Deixando de lado as obras, Milton destacou a oportunidade de mercado para jornalistas nos próximos anos, devido à Copa, em 2014, e às Olimpíadas, em 2016. “Haverá muito espaço, muitas oportunidades. Além dos veículos já existentes, muita coisa irá surgir até lá”, destaca.
Marcelo Outeiral, formado na Famecos, lembrou dos tempos de aluno: “participei de várias edições do SET, e lembro que chegava tarde em casa nos dias de evento. Estar aqui de manhã é um esforço que vocês estão fazendo.”

O produtor da Rede Globo contou sobre a produção de especiais da emissora, como os perfis de cada jogador da Seleção Brasileira, que foram exibidos no Jornal Nacional, antes da Copa de 2010, na África do Sul. Marcelo disse que “a Copa já é realidade e que o brasileiro precisa mostrar seus aspectos de cultura, não só o samba, mas sim a diversidade de todo o país. A cobrança é grande, não podemos fazer feio”.

No bate-papo, foram discutidos ainda o alto preço dos ingressos para os jogos e a importância do estudo de línguas estrangeiras. A Seleção Brasileira de Mano Menezes também foi assunto. “Ele é muito preparado, mas está fazendo uma renovação forçada, que era pra ter sido feita pelo Dunga”, disse Milton Leite, que acredita na Alemanha como favorita para 2014. O narrador ainda descontraiu o público ao falar seus jargões, como o “que beleza”, “olha a batida”, entre outras.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org